Do preto-e-branco ao colorido: raça e etnicidade no cinema brasileiro dos anos 1950-70

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorHamburger, Esther Imperio-
Autor(es): dc.contributorSovik, Liv-
Autor(es): dc.contributorEnne, Ana Lucia Silva-
Autor(es): dc.contributorNercolini, Marildo José-
Autor(es): dc.creatorLapera, Pedro Vinicius Asterito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13176-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752157-
Descrição: dc.descriptionEsta tese analisa o debate intelectual e estético sobre povo, raça e etnicidade no campo do cinema brasileiro e as implicações deste processo na formulação das imagens de Brasil e dos grupos retratados nas obras. Para isso, elegeu-se um corpus de doze filmes que englobam o período compreendido entre o final dos anos 1950 até os anos 1970. As categorias brancos, negros, índios e “nordestinos”, mobilizadas racial e etnicamente nas narrativas dos filmes escolhidos para esta pesquisa (e de muitos outros ao longo da história do cinema brasileiro), serão analisadas a partir de uma perspectiva relacional, na qual a articulação entre identidades, memórias e projetos revela-se fundamental no sentido de compreender os processos sociais que atuaram na produção de estigmas e, em outros momentos, na contestação desse lugar do estigma. Ademais, analisamos as mudanças no habitus dos agentes do campo cinematográfico no tocante à imagem de um povo brasileiro heterogêneo, mas integrado racial e etnicamente, para uma imagem na qual o apelo a identidades raciais e étnicas pode ser percebido.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation analyzes the intellectual and aesthetic debates about different concepts of people, race and ethnicity in Brazilian cinema and the complex implications that these have for the construction of images of Brazil and the groups depicted in the films. To achieve these aims, twelve films were selected, covering the period between the late 1950s and the 1970s. The categories of whites, blacks, indians and "nordestinos", which are racially and ethnically mobilized in the narratives of these films, are investigated from a relational perspective, in which the articulation of identities, memories and projects becomes vital in order to understand the social processes that converge in the production of stigma. Furthermore, this dissertation analyzes the changes in the habitus of the agents in the field as regards the image of a heterogeneous but racially and ethnically integrated Brazilian people, to gain a full picture in which the appeal to racial and ethnic identities can be observed.-
Descrição: dc.description263f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectRaça-
Palavras-chave: dc.subjectEtnicidade-
Palavras-chave: dc.subjectIntelectuais-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectRaça-
Palavras-chave: dc.subjectEtnicidade-
Palavras-chave: dc.subjectIntelectual-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian Cinema-
Palavras-chave: dc.subjectRace-
Palavras-chave: dc.subjectEthnicity-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectuals-
Título: dc.titleDo preto-e-branco ao colorido: raça e etnicidade no cinema brasileiro dos anos 1950-70-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.