BNCC e seu caráter neoliberal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, R. A.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4305683745439610-
Autor(es): dc.contributorPaiva, A. L. S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0993142677246044-
Autor(es): dc.contributorSilva, Geovana Tabachi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6748143521713365-
Autor(es): dc.creatorMachado, Mayara Gama-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29957-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752147-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é uma análise de política pública, sob a perspectiva da teoria do capital humano, de Schultz, e da definição de neoliberalismo norte-americano, de Foucault, analisamos a terceira versão da BNCC, que está vigente em 2023. O trabalho é desenvolvido em três seções, sendo a primeira a contextualização histórica da BNCC. A segunda sobre a relação neoliberal tanto dos atores envolvidos na aprovação da base (componentes do CNE em 2017), quanto a lógica neoliberal explicitada no conteúdo dela. E a última, sobre a aplicação da base na realidade escolar e as contradições apresentadas. A metodologia do trabalho foi a revisão bibliográfica teórica e de documentos governamentais, nas esferas federal e estaduais. O principal objetivo foi estabelecer a relação entre as características da lógica neoliberal e a BNCC. Buscando compreender os efeitos sócio-culturais de uma política pública abrangente, tanto sob a ótica de sua construção política, quanto de seu conteúdo propriamente dito, até sua aplicação na realidade e possíveis efeitos na sociedade brasileira a longo prazo.-
Descrição: dc.descriptionThis paper is a public policy analysis, from the perspective of Schultz's human capital theory and Foucault's definition of American neoliberalism, we analyze the third version of the BNCC (National Common Curricular Base), which is effective in 2023. The work is developed in three sections, the first being the historical contextualization of the BNCC. The second is about the neoliberal relationship of both the actors involved in the approval of the base (components of the CNE in 2017), and the neoliberal logic explicit in its content. And the last one is about the application of the base in school reality and the contradictions presented. The work methodology was a theoretical bibliographic review and a review of government documents at the federal and state levels. The main objective was to establish the relationship between the characteristics of neoliberal logic and the BNCC. Seeking to understand the socio-cultural effects of a comprehensive public policy, both from the perspective of its political construction and its content itself, until its application in reality and possible effects on Brazilian society in the long term.-
Descrição: dc.description41-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC. Neoliberalismo. Educação Básica-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC. Neoliberalism. Basic Education-
Título: dc.titleBNCC e seu caráter neoliberal-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.