Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Neuza Rejane Wille-
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Marini-
Autor(es): dc.contributorCruz, Osilene Maria de Sá e Silva da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Aires da Conceição-
Autor(es): dc.contributorGomes, Suzete Araújo Oliveira-
Autor(es): dc.contributorMotta, Helena Portugal Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Grasielle Lopes Menezes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30085-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752097-
Descrição: dc.descriptionSegundo dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2010, o Brasil conta com uma população de mais de 35 milhões de pessoas com deficiência visual e que precisa ser atendida com recursos que contemplem o processo educacional, cultural e de lazer. Portanto, é fundamental que se desenvolvam estratégias para que todas as pessoas se tornem cidadãs críticas, comprometidas e atuantes em uma sociedade democrática, independente da deficiência. Assim sendo, o presente estudo apresenta o recurso de tecnologia assistiva Livro Falado, a partir de uma análise bibliográfica e investiga, comparativamente, sua história e desenvolvimento no Instituto Benjamin Constant (IBC) e na Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDN). O objetivo desse estudo consiste em elaborar, validar e distribuir o Manual de Produção do Livro Falado para orientar a gravação de textos em áudio, visando auxiliar professores e profissionais da área da educação inclusiva. A produção ocorreu no IBC, envolvendo a seleção de softwares, a gravação em estúdio, técnicas de locução, edição e revisão do material em áudio. Assim, o Manual trará uma orientação atual e consonante com a utilização apropriada pelo usuário do produto, a pessoa com deficiência visual. A metodologia deste estudo foi qualitativa, a partir de investigação bibliográfica, histórica, documental e de campo. O Manual foi validado por meio de questionário, respondido por 12 participantes, sendo 8 do gênero feminino e 4 do gênero masculino, todos matriculados na Oficina de Gravação Digital de Livros em Áudio oferecida no Instituto Benjamin Constant. O Manual será distribuído no IBC como material didático da Oficina de Gravação Digital de Textos em Áudio a partir de 2020, bem como a outras instituições interessadas. Esse estudo agrega experiência às perspectivas da diversidade e inclusão na área da deficiência visual e é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho cada vez melhor com recursos de tecnologia assistiva como o Livro Falado-
Descrição: dc.descriptionAccording to data from the Demographic Census of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (BIGS) in 2010, Brazil has a population of more than 35 million visually impaired people and needs to be served with resources that include the educational, cultural process and leisure. Therefore, it is essential that resources are developed so that all people become critical citizens, committed and active in a democratic society, regardless of disability. Therefore, the present study shows the assistive technology resource Talking Book, based on a bibliographic analysis and investigates, comparatively its history and development at the Benjamin Constant Institute (BCI) and at the Dorina Nowill Foundation for the Blind (DNF). The aim of this study was to prepare, validate and distribute a Talking Book Production Manual to guide the recording of audio texts, aiming to assist teachers and professionals in the area of inclusive education. The production took place at BCI, involving the selection of softwares, studio recordings, voiceover techniques, audio edition and review. Thus, the Manual will provide a current orientation and in line with the appropriate use by the product user, the person with visual impairment. The methodology of this study was qualitative from bibliographical, historical, documentary and also field research. The Manual was validated through a questionnaire that was aswered by 12 participants, 8 of whom were female and 4 were male, all enrolled in the Digital Audio Texts Recording Workshop, that was offered at the Benjamin Constant Institute. The Manual will be distributed at BCI as teaching material of the Digital Audio Texts Recording Workshop from 2020, as well as to other interested institutions. This study adds experience to the perspectives of diversity and inclusion in the area of visual impairment and is fundamental for the development of an increasingly better work with assistive technology resources such as the Talking Book.-
Descrição: dc.description156 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistiva; Informação; Instituto Benjamin Constant; Oficina; Questionário-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva, Tecnologia educacional, Tecnologia para deficiente visual, Material didático-
Palavras-chave: dc.subjectAssistive Technology; Information; Benjamin Constant Institute; Workshop, Questionnaire-
Título: dc.titleManual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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