Concessão e controle de pagamentos de auxílio transporte: uma proposta de política para otimização dos processos no IF Sudeste MG

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Raphael Jonathas da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7375738037025795-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4524218198273943-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Tadeu Gomes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1407576230140190-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1382934302709669-
Autor(es): dc.creatorSilvério, Michelle Santos de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31264-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752086-
Descrição: dc.descriptionObjetivo do trabalho: O objetivo geral deste estudo é propor uma política para otimização de fluxo dos trabalhos executados pelo setor de gestão de pessoas de uma autarquia federal de ensino quanto aos procedimentos de concessão e monitoramento dos pagamentos do benefício do auxílio transporte. Estão entre os objetivos específicos: (i) Compreender a evolução dos processos de concessão e de pagamento do auxílio transporte no âmbito do IF Sudeste MG, evidenciando pontos positivos e negativos; (ii) Identificar as etapas dos processos de concessão e controle de pagamentos do Auxílio Transporte no âmbito do IF Sudeste MG; (iii) Analisar o processo atual de concessão e de controle de pagamentos do auxílio transporte no IF Sudeste MG; (iv) Desenvolver uma proposta de plano de ação para a melhoria do processo de auxílio transporte a fim de garantir o atendimento de demandas não factíveis pelo formulário eletrônico do Sou Gov, bem como padronizar os procedimentos de concessão e controles de pagamento, observando as legislações vigentes. Objetivo do trabalho: O objetivo geral deste estudo é propor uma política para otimização de fluxo dos trabalhos executados pelo setor de gestão de pessoas de uma autarquia federal de ensino quanto aos procedimentos de concessão e monitoramento dos pagamentos do benefício do auxílio transporte. Estão entre os objetivos específicos: (i) Compreender a evolução dos processos de concessão e de pagamento do auxílio transporte no âmbito do IF Sudeste MG, evidenciando pontos positivos e negativos; (ii) Identificar as etapas dos processos de concessão e controle de pagamentos do Auxílio Transporte no âmbito do IF Sudeste MG; (iii) Analisar o processo atual de concessão e de controle de pagamentos do auxílio transporte no IF Sudeste MG; (iv) Desenvolver uma proposta de plano de ação para a melhoria do processo de auxílio transporte a fim de garantir o atendimento de demandas não factíveis pelo formulário eletrônico do Sou Gov, bem como padronizar os procedimentos de concessão e controles de pagamento, observando as legislações vigentes.Resultados: Obteve-se com esse trabalho a proposição de um plano de ação voltado ao setor de Gestão de Pessoas para otimização dos processos que envolvem a concessão e controle de pagamentos de Auxílio Transporte no âmbito do IF Sudeste-MG, com vistas a proporcionar maior eficiência no trabalho dos servidores envolvidos, diminuindo a possibilidade de pagamentos indevidos, eliminando atividades desnecessárias e evitando o retrabalho. Espera-se também contribuir para a diminuição do trabalho técnico da Gestão de Pessoas permitindo o enfoque nas atividades voltadas ao desenvolvimento de pessoas. Implicações práticas: Espera-se contribuir com a inovação das práticas do setor de gestão de pessoas, fechando as lacunas existentes no processo de automatização de concessão e controle de pagamento do benefício do auxílio transporte. Apesar das iniciativas do governo federal de desburocratizar e inovar a prestação dos serviços, existem limitações que precisam de criatividade para serem rompidas. A proposta de política desenvolvido na pesquisa poderá beneficiar os trabalhos executados pelos setores de gestão de pessoas do IF Sudeste MG, proporcionando padronização dos processos, controle eficiente dos pagamentos e gestão eficaz dos recursos públicos. Originalidade e contribuições: Conforme descrito no presente estudo, o trabalho tem foco na melhoria de processo, práticas inovadoras, aumento da eficiência e contribuição para uma gestão transparente e com foco em resultados. Produção Técnica/Tecnológica: Como produto técnico/tecnológico é apresentado o Relatório Técnico Conclusivo com um plano de ação para o setor de gestão de pessoas para otimização do processo de auxílio transporte, desde a concessão aos controles de pagamento, proporcionando a padronização e o detalhamento das atividades envolvidas A proposta poderá ser avaliada e posteriormente aplicada e validada pela alta gestão no referido instituto de educação. A pesquisa é vinculada à produção e suas contribuições têm aderência com a linha de atuação científico-tecnológica: Estratégia, Governo e Desenvolvimento.-
Descrição: dc.descriptionObjective of the work: The general objective of this study is to propose a policy for optimizing the work carried out by the people management sector for the IF Sudeste MG regarding the procedures for granting and monitoring payments for the benefit of transport assistance. Among the specific objectives are: (i) Understanding the evolution of the processes for granting and paying transport assistance within the scope of the IF Sudeste MG, highlighting positive and negative points; (ii) Identify the stages of the processes for granting and controlling payments for the Transport Allowance within the scope of the IF Sudeste MG; (iii) Analyze the current process for granting and controlling payments for transport assistance at the IF Sudeste MG; (iv) Develop a proposal for an action plan to improve the transportation assistance process in order to ensure that demands that are not feasible using the Sou Gov electronic form are met, as well as standardize concession procedures and payment controls, observing the legislation current. Procedures/Method for troubleshooting: This research is of an applied nature, with a qualitative, descriptive approach, as it aims to generate practical application results for the studied institution. The methodological procedure for understanding and diagnosing the problem occurred through the stages of bibliographical research, documental research, participant observation and documental analysis. For the proposed solution of the problem, the 5W2H tool and flowchart will be used. Results: This work led to the proposition of a policy aimed at the People Management sector to optimize processes involving the granting and control of Transport Allowance payments within the IF Sudeste-MG, with a view to providing greater efficiency in the work of servers involved, reducing the possibility of undue payments, eliminating unnecessary activities and avoiding rework. It is also expected to contribute to the reduction of the technical work of People Management allowing the focus on activities aimed at people development. Practical implications: It is expected to contribute to the innovation of practices in the people management sector, closing the existing gaps in the process of automating the granting and payment control of the transport allowance benefit. Despite the federal government's initiatives to reduce bureaucracy and innovate the provision of services, there are limitations that need creativity to be broken. The policy proposal developed in the research could benefit the work carried out by the people management sectors of the IF Sudeste MG, providing standardization of processes, efficient control of payments and effective management of public resources. Originality and contributions: As described in this study, the work focuses on process improvement, innovative practices, increased efficiency and contribution to transparent management focused on results. Technical/Technological Production: As a technical/technological product, the Conclusive Technical Report is presented with an action plan for the people management sector to optimize the transportation assistance process, from concession to payment controls, providing standardization and detailing of the activities involved The proposal can be evaluated and subsequently applied and validated by senior management at the aforementioned educational institute. Research is linked to production and its contributions are in line with the scientific-technological line of action: Strategy, Government and Development-
Descrição: dc.description134 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento-
Palavras-chave: dc.subjectPadronização-
Palavras-chave: dc.subjectAutomatização-
Palavras-chave: dc.subjectAuxílio transporte-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de pessoas-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectGoverno eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectManagement by processes-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Palavras-chave: dc.subjectStandardization-
Palavras-chave: dc.subjectTransportation assistance-
Título: dc.titleConcessão e controle de pagamentos de auxílio transporte: uma proposta de política para otimização dos processos no IF Sudeste MG-
Título: dc.titleConcession and control of transport assistance payments: a policy proposal for optimizing processes at IF Sudeste MG-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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