Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pedrosa, Leandro Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ana Angélica Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Amado, Beatriz Crittelli | - |
Autor(es): dc.creator | Proença, Gustavo Sonnewend | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22467 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752060 | - |
Descrição: dc.description | Percebemos que a sociedade se vê cada vez mais pautada pela Ciência e pela Tecnologia, desta maneira o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que se caracteriza por meio de uma organização de conceitos com uma preocupação inicial em temas sociais. A busca de um ensino mais reflexivo e contextualizado está em sintonia com esse enfoque que persegue também os objetivos desta pesquisa: formar cidadãos críticos, capazes de interagir com a sociedade. A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa usando a técnica da análise de conteúdos. As atividades desenvolvidas no contexto da EJA possibilitam um ensino diferenciado com esta modalidade, permitindo a construção do conhecimento do aluno em um processo ativo de aprendizagem e oportunizando a alfabetização científica proposta pelo enfoque CTS. Utilizando como tema gerador da proposta a “Educação Sexual” e sua visão ao redor do mundo, passando por conceitos históricos, sociais e químicos. | - |
Descrição: dc.description | We realize that society is increasingly guided by Science and Technology, in this way the focus on Science, Technology and Society (STS), which is characterized by an organization of concepts with an initial concern on social issues. The search for a more reflective and contextualized education is in line with this approach that also pursues the objectives of this research: to train critical citizens, capable of interacting with society. The research was based on the qualitative approach using the content analysis technique. The activities developed in the context of YAE enable differentiated teaching with this modality, allowing the construction of the student's knowledge in an active learning process and providing the scientific literacy proposed by the STS approach. Using “Sex Education” and his vision around the world as the generating theme of the proposal, going through historical, social and chemical concepts. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temas geradores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science, Technology and Society (STS) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and Adult Education (YEA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Generating themes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sex education | - |
Título: dc.title | Ensino de química para a EJA: uma abordagem da química orgânica através da educação sexual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: