Ensino de química para a EJA: uma abordagem da química orgânica através da educação sexual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedrosa, Leandro Ferreira-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Angélica Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.creatorProença, Gustavo Sonnewend-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22467-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752060-
Descrição: dc.descriptionPercebemos que a sociedade se vê cada vez mais pautada pela Ciência e pela Tecnologia, desta maneira o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que se caracteriza por meio de uma organização de conceitos com uma preocupação inicial em temas sociais. A busca de um ensino mais reflexivo e contextualizado está em sintonia com esse enfoque que persegue também os objetivos desta pesquisa: formar cidadãos críticos, capazes de interagir com a sociedade. A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa usando a técnica da análise de conteúdos. As atividades desenvolvidas no contexto da EJA possibilitam um ensino diferenciado com esta modalidade, permitindo a construção do conhecimento do aluno em um processo ativo de aprendizagem e oportunizando a alfabetização científica proposta pelo enfoque CTS. Utilizando como tema gerador da proposta a “Educação Sexual” e sua visão ao redor do mundo, passando por conceitos históricos, sociais e químicos.-
Descrição: dc.descriptionWe realize that society is increasingly guided by Science and Technology, in this way the focus on Science, Technology and Society (STS), which is characterized by an organization of concepts with an initial concern on social issues. The search for a more reflective and contextualized education is in line with this approach that also pursues the objectives of this research: to train critical citizens, capable of interacting with society. The research was based on the qualitative approach using the content analysis technique. The activities developed in the context of YAE enable differentiated teaching with this modality, allowing the construction of the student's knowledge in an active learning process and providing the scientific literacy proposed by the STS approach. Using “Sex Education” and his vision around the world as the generating theme of the proposal, going through historical, social and chemical concepts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectCiências, Tecnologia e Sociedade (CTS)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)-
Palavras-chave: dc.subjectTemas geradores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sexual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScience, Technology and Society (STS)-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education (YEA)-
Palavras-chave: dc.subjectGenerating themes-
Palavras-chave: dc.subjectSex education-
Título: dc.titleEnsino de química para a EJA: uma abordagem da química orgânica através da educação sexual-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.