Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis Junior, Mario de Souza-
Autor(es): dc.contributorSoares, Thales Costa-
Autor(es): dc.contributorRocco, Daniel Leandro-
Autor(es): dc.contributorReis Junior, Mario de Souza-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Patrick Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23700-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752036-
Descrição: dc.descriptionEm um mundo cada vez mais permeado pelas novas tecnologias no cotidiano, como nos dias de hoje, e natural que haja um reflexo das tecnologias atuais nas escolas. O uso de tecnologias (em particular a robótica) em sala de aula possui certos potenciais, como o caráter interdisciplinar, pelo forte fator atrativo que possui em relação aos alunos, entre outros. Neste trabalho, serão analisadas oficinas de robótica que têm como objetivo central, auxiliar na compreensão dos alunos acerca dos conteúdos de Ciências Exatas, área que possui grande desinteresse por parte dos alunos. As oficinas foram realizadas no Coluni-UFF, no contra-turno escolar e observou-se que apesar de uma recepção positiva por parte dos alunos, demonstrando uma motivação dos mesmos em relação as oficinas, a ausência dos professores do Coluni-UFF, seja de forma direta ou indireta, em relação as oficinas, dificultou uma análise satisfatória do quanto as disciplinas influenciaram positivamente para a compreensão destes alunos, uma vez que o professor não possui o feedback oficina-conteúdo.-
Descrição: dc.descriptionIn a world increasingly permeated by new technologies in everyday life, as in the present day, it is natural that there is a reflection of current technologies in schools. The use of technologies (particularly robotics) in the classroom has certain potentials, such as the interdisciplinary character, the strong attractiveness that it has in relation to students, among others. In this paper, we will analyze robotics workshops that have as a main goal, to help the students’ understanding of the Exact Science contents, an area that has a great lack of interest on the part of the students. The workshops were held at Coluni-UFF, in the after school hours, and it was observed that despite a positive reception by the students, showing their motivation towards the workshops, the absence of teachers of Coluni-UFF, either directly or indirectly, in relation to the workshops, hindered a satisfactory analysis of how much the subjects positively influenced the understanding of these students, since the teacher does not have the workshop-content feedback.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectTICs-
Palavras-chave: dc.subjectDesinteresse dos alunos-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectUso de Tics no Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDesinteresse dos alunos-
Palavras-chave: dc.subjectEscola e Tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectEducational robotics-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectICT-
Palavras-chave: dc.subjectStudents’ disinterest-
Título: dc.titleReflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.