Estratégias de construção e preservação da memória e da tradição do Colégio Pedro II à luz das memórias de ex-alunos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.creatorCaravellas, Luana Mendonça-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9824-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752032-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é resultado de reflexões que se originam de experiências do tempo em que eu era estudante do Colégio Pedro II. As relações estabelecidas entre a instituição e os alunos tornaram-se objeto do meu interesse ao longo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste estudo tenho como objetivo a discutir algumas estratégias da construção da tradição do Colégio Pedro II, da sua memória coletiva a partir das memórias afetivas de ex- alunos, das suas visões sobre esta experiência. Afinal, em que medida, ter pertencido a esta instituição repercute na construção da identidade destes indivíduos? Para este trabalho foram utilizadas diferentes metodologias: entrevistas por email e enquete através das redes sociais com ex-alunos. Outra abordagem foi o acompanhamento de páginas da rede social facebook e de páginas na internet que têm como pauta o colégio. O objetivo desse estudo é analisar a partir dessas falas o papel da memória afetiva do ex-aluno na manutenção dessa tradição, contribuindo para a sua existência material e imaterial-
Descrição: dc.descriptionThis work is the result of reflections that originate from experiences of the time when I was a student of Colégio Pedro II. The relations established between the institution and the students became an object of my interest throughout the course of Degree in Social Sciences of the Federal Fluminense University (UFF). In this study, I have the objective of discussing some strategies for constructing the tradition of the Pedro II College, from its collective memory based on the affective memories of former students, from their views on this experience. After all, to what extent, having belonged to this institution has repercussions on the construction of the identity of these individuals? For this work different methodologies were used: face-to-face interviews and survey through social networks with alumni. Another approach was to follow the pages of the social network facebook and of pages in the internet that have like agenda the college. The purpose of this study is to analyze from these lines the role of this affective memory of the ex-student in relation to the college in the construction and perpetuation of this tradition, contributing to its material and immaterial existence-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectTradição-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectMemória coletiva-
Palavras-chave: dc.subjectTradição-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II-
Palavras-chave: dc.subjectPedro II College-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectTradition-
Palavras-chave: dc.subjectEmotions-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Título: dc.titleEstratégias de construção e preservação da memória e da tradição do Colégio Pedro II à luz das memórias de ex-alunos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.