Assistência estudantil como política pública na rede federal de educação profissional: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSenna, Mônica de Castro Maia-
Autor(es): dc.contributorSalvador, Andréia Clapp-
Autor(es): dc.contributorBarros, Nivia Valença-
Autor(es): dc.creatorPereira Junior, Ademar Bernardes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8337-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752019-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo examinar o processo de implantação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Criado através do Decreto Federal no.7.234/2008 e tendo como foco os estudantes de ensino superior das universidades federais, o PNAES foi estendido aos recém-criados Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia no ano de 2010, instituição cujo público-alvo é também constituído por alunos do ensino médio. Para além dessa especificidade, a implantação do PNAES nos Institutos Federais se depara, contudo, com uma série de questões que interferem no desenho local do programa, dentre elas: a estrutura disponível para promover a assistência estudantil; o perfil do corpo discente; as concepções sobre assistência estudantil e as prioridades da gestão de cada instituto. Para abordar a questão, foi feita uma pesquisa de campo no IFSULDEMINAS, envolvendo levantamento documental sobre o programa (legislação, planos e relatórios) e realização de entrevistas com gestores e profissionais diretamente vinculados à implantação do PNAES no IFSULDEMINAS. Os resultados encontrados foram analisados com base nos seguintes eixos: (a) concepções sobre a Política Nacional de Assistência Estudantil ; (b) critérios e formas de seleção; (c) cardápio de ações e benefícios ofertados pelo PNAES no IFSULDEMINAS; (d) perfil dos estudantes beneficiados; (e) demandas para assistência estudantil no IFSULDEMINAS e (f) avaliação e perspectivas. Conclui-se que o ineditismo das ações do programa caminha pari passu à necessidade de aprimorar o programa existente, expandi-lo e preparar avaliações e resultados para que, a partir de uma análise detalhada do processo, possa-se oferecer um programa assistencial que realmente alcance e atenda as necessidades e demandas.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze the implantation of the National Student Assistance Plan (PNAES) at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). The PNAES was created by Federal Decree no.7.234/2008, focusing on higher education students in federal universities. In 2010, it was extended to the newly created Federal Institutes of Education, Science and Technology, an institution whose audience is also consisting of high school students. In addition to this specificity, the implementation of the PNAES is influenced by several issues, such as: the structure available to promote student assistance, the profile of the student body, the conceptions on student assistance and the priorities of the management of each institute. This study considered a field survey in IFSULDEMINAS, involving documentary survey about the program (legislation, plans and reports) and interviews with managers and professionals directly involved in the deployment of PNAES IFSULDEMINAS. The results were analyzed based on the following dimensions: (a) conceptions about the National Student Assistance, (b) selection criteria and forms, (c) actions and menu of benefits offered by the PNAES IFSULDEMINAS (d) Profile benefit of students, (e) demands for student assistance in IFSULDEMINAS and (f) evaluation and perspectives. It is concluded that the uniqueness of the actions of the program goes pari passu the need to enhance the existing program, expand it and prepare for assessments and results from a detailed analysis of the process, may be offered an assistance program that really reach and serve the needs and demands.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectBeneficiários-
Palavras-chave: dc.subjectEducação tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectMinas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectStudent assistance-
Palavras-chave: dc.subjectSecondary education-
Palavras-chave: dc.subjectBeneficiaries-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological education-
Título: dc.titleAssistência estudantil como política pública na rede federal de educação profissional: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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