Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna, Thadeu Josino Pereira-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Isabel Cristina de Castro-
Autor(es): dc.contributorAuler, Luiz Telmo da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0301687380355454-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9369928320175297-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6998705768912364-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7964458773966012-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Sebastião Luis de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10420-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752013-
Descrição: dc.descriptionEstudos vêm sendo realizados visando contribuir para a melhoria da aprendizagem da disciplina física em nível de educação básica por meio de metodologias ativas de ensino. Este trabalho propõe a utilização da aprendizagem baseada em projetos como método de ensino com vistas a estimular a alfabetização científica de alunos ingressantes no ensino médio de uma escola pública.da rede estadual de ensino. Para tanto foi desenvolvida uma sequência didática que propôs aos alunos divididos em equipes a construção de um lançador de projetil, a execução de testes e explicação cientifica de seu funcionamento a comunidade escolar. A argumentação científica dos alunos foi analisada segundo o modelo de Toulmin e o grau de alfabetização científica por meio do modelo de Sasseron e Carvalho. Os resultados qualitativos apontam um grande envolvimento dos alunos nas atividades do projeto e aumento da motivação para aprender. Concluímos que o uso de uma metodologia ativa no ensino de física contribui para a alfabetização científica dos alunos promovendo uma maior integração dos alunos as atividades escolares-
Descrição: dc.descriptionStudies have been carried out aiming to contribute to the improvement of learning of physical discipline at the level of basic education through active teaching methodologies. This work proposes the use of project - based learning as a teaching method in order to stimulate the scientific literacy of students entering the high school of a public school. For that, a didactic sequence was developed that proposed to students divided into teams the construction of a projectile launcher, the execution of tests and a scientific explanation of its operation to the school community. The students' scientific arguments were analyzed according to the Toulmin model and the degree of scientific literacy using the Sasseron and Carvalho model. The qualitative results indicate a great involvement of the students in the project activities and increase the motivation to learn. We conclude that the use of an active methodology in the teaching of physics contributes to the scientific literacy of students, promoting a greater integration of students in school activities-
Descrição: dc.description95f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em projetos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics education-
Palavras-chave: dc.subjectProject-based learning-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Título: dc.titleLançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio-
Título: dc.titleProjetil throw and project-based learning like stimulation elements of scientific literacy in high school students-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.