Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Lígia Valente de Sá-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciene Fernanda da-
Autor(es): dc.contributorAuler, Luiz Telmo da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4387043735907682-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1077117608574907-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6795305447034582-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7964458773966012-
Autor(es): dc.creatorReis, Diogo Myrrha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22260-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.11672267714-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752012-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa está inserida na temática de ensino de física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio e trabalha com o seguinte problema: como o uso de atividades baseadas nos três momentos pedagógicos (3MP) pode contribuir para o ensino de física dos alunos da EJA? A fim de responder essa questão, traçou-se como objetivo analisar a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos nas aulas de física da EJA, a partir dos conteúdos de física nuclear. E como objetivos específicos espera-se: apresentar a legislação da EJA; estudar os parâmetros curriculares do ensino de física; pesquisar como a abordagem dos 3MP e a pedagogia de Paulo Freire podem contribuir para o ensino de física; elaborar e aplicar um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a física nuclear para a EJA, com base nos 3MP. Os 3MP e a pedagogia proposta por Paulo Freire são as premissas teóricas que nortearão a pesquisa. Trata-se de um estudo de análise qualitativa e quantitativa, desenvolvido através da metodologia de estudo de caso. A população da pesquisa foram os alunos da EJA do Colégio Estadual João Maia, localizado em Resende/RJ, e a amostra foram os alunos do módulo 4. Como produto educacional, foram construídos um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a física nuclear, para auxiliar os professores de física e contribuir na formação de estudantes da EJA. Entendemos que a pesquisa e o produto educacional, que apresentam a física nuclear a partir da metodologia dos três momentos pedagógicos, são uma possibilidade para tornar o ensino da física nuclear algo mais próximo da realidade discente da EJA e do ensino médio regular e para contribuir com a ação pedagógica docente-
Descrição: dc.descriptionThis research is part of the theme of teaching physics in Youth and Adult Education (EJA) in high school and works with the following problem: how the use of activities based on the three pedagogical moments (3MP) can contribute to the teaching of physics of EJA students? In order to answer this question, the objective was to analyze the methodological approach of the three pedagogical moments in EJA physics classes, based on the contents of nuclear physics. And as specific objectives it is expected: to present the EJA legislation; study the curricular parameters of physics education; research how the 3MP approach and Paulo Freire's pedagogy can contribute to physics education; elaborate and apply a didactic sequence notebook and a board game on nuclear physics for EJA, based on the 3MP. The 3MP and the pedagogy proposed by Paulo Freire are the theoretical premises that will guide the research. It is a study of qualitative and quantitative analysis, developed through the case study methodology. The population of the research was the students of the EJA of Colégio Estadual João Maia, located in Resende / RJ, and the sample was the students of module 4. As an educational product, a notebook of didactic sequences and a board game about physics were built nuclear, to assist physics teachers and contribute to the training of EJA students. We understand that research and the educational product, which presents nuclear physics based on the methodology of the three pedagogical moments, are a possibility to make the teaching of nuclear physics something closer to the student reality of EJA and regular high school and to contribute with the teaching pedagogical action-
Descrição: dc.description180f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectFísica nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and adult education-
Palavras-chave: dc.subjectThree pedagogical moments-
Palavras-chave: dc.subjectNuclear physics-
Título: dc.titleEnsino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos-
Título: dc.titlePhysics teaching and the three pedagogical moments: nuclear physics in youth and adult education-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.