Imagem, movimento e discurso: das gangorras à revolução em Irmão do Jorel

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.contributorPitthan, Iran Nascimento-
Autor(es): dc.contributorMonnerat, Rosane Santos Mauro-
Autor(es): dc.creatorSilva, Murilo Alberto Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14564-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752011-
Descrição: dc.descriptionTomando como base a percepção de que o movimento consiste em uma transformação no tempo e no espaço, projeta-se para o discurso como operação de ordem narrativa e descritiva, que implicita sentidos e efeitos. Esta pesquisa, portanto, tem como objetivo compreender de que forma o movimento na imagem influencia o processo enunciativo, ou seja, como ele se configura como recurso estratégico dentro do discurso. Para isso, foi feito um recorte de um episódio da animação nacional Irmão do Jorel (Juliano Enrico, Copa Studio, 2015), mais precisamente do episódio Gangorras da Revolução, que aborda temas como repressão, ditadura e resistência. O trabalho se estrutura de acordo com a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau (2001), a qual concebe três níveis de construção de sentido: Semiolinguístico, Discursivo e Situacional. A metodologia de análise será aplicada de acordo com esses níveis. No nível Semiolinguístico, serão levados em consideração os aspectos formais que configuram o desenho como cartum. O nível Discursivo será desenvolvido em dois momentos, um que leva em consideração a temporalidade da imagem – podendo ser intrínseca, extrínseca ou intersticial – (no modo de organização Narrativo e nos aspectos de ordem Semântica) e outro que foca na espacialidade (no modo de organização Descritivo a partir do componente situar-localizar). Dito isso, a análise buscará compreender como as transformações do espaço e do tempo configuram o movimento discursivo dentro do desenho animado em questão e, além disso, o modo como essa transformação espaço-temporal do enunciado contribui para a construção de sentido acerca da repressão e da ditadura. O resultado mostra haver uma relação direta entre o movimento da imagem e o discurso ali presente-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionBased on the perception that movement consists in a transformation on time and space, we can project it to speech as a narrative and descriptive operation, which implicit meanings and effects. This research, therefore, aims to understand how the movement in the image influences the enunciative process, in the other words, how it is configured as a strategic resource within the speech. For this, it was cut out of an episode of the national animation Jorel’s Brother (Juliano Enrico, Copa Studio, 2015), more precisely of the episode Seesaws from Revolution, which deals with themes such as repression, dictatorship and resistance. The work is structured according to Patrick Charaudeau's Semiolinguistic Speech Analysis Theory (2001), which conceives three levels of meaning construction: Semiolinguistic, Discursive and Situational. The analysis methodology will be applied according to these levels. At the Semiolinguistic level, the formal aspects that make up the drawing as cartoon will be taken into consideration. The Discursive level will be developed in two moments, one that takes into account the temporality of the image – it may be intrinsic, extrinsic or interstitial – (in Narrative mode of organization and Semantic aspects) and another that focuses on spatiality (in mode of Descriptive organization from the situate-locate component). From that, the analysis will seek to understand how the transformations of space and time configure the discursive movement within the analyzed cartoon and, moreover, the way this spacetime transformation of the enunciated contributes to the construction of meaning about repression and of dictatorship. The result shows that there is a direct relation between the movement of the image and the speech present there-
Descrição: dc.description87 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectImage-
Palavras-chave: dc.subjectMovement-
Palavras-chave: dc.subjectSpeech-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguistic-
Título: dc.titleImagem, movimento e discurso: das gangorras à revolução em Irmão do Jorel-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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