Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Matos, Cláudia Neiva de | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Verônica da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28812 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752010 | - |
Descrição: dc.description | A ideia central da pesquisa é discutir parte do repertório do Clube da Esquina analisando os traços que caracterizam a tópica da mobilidade nas canções. Para isso, foram examinadas canções compostas pelos principais letristas envolvidos com o Clube: Fernando Brant, Márcio Borges e Ronaldo Bastos, gravadas entre 1970 e 1979. A análise das canções também se articula com um exame do contexto em que essas obras foram criadas e gravadas: a ditadura militar e a censura e ainda a expansão da indústria fonográfica no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The research’s main idea is to discuss part of Clube da Esquina’s repertoire analyzing traces that characterize the songs’ topical mobility. For that, songs composed by the main lyricists involved in the Clube were examined: Fernando Brant, Márcio Borges and Ronaldo Bastos, recorded between 1970 and 1979. The songs’ analysis is also articulated with the examination of the context in which these works were created and recorded: the military dictatorship and the censorship, as well as the expansion of the phonographic industry in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | 100 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clube da Esquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Milton Nascimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria fonográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nascimento, Milton do | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria fonográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clube da Esquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Milton Nascimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Military dictatorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phonographic industry | - |
Título: dc.title | Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da Esquina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: