O papel do(a) bibliotecário(a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentrada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabral, Rosimere Mendes-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elizabete Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marielle Barros de-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Camila de Fátima Leal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31942-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752004-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa através da revisão bibliográfica associada as visitas de campo e entrevistas com bibliotecário (a) s e pedagogo (a) s ressalta a importância da utilização da Literatura Infantil Afrocentrada para auxiliar a construção da identidade e autoestima da criança negra. Aborda a questão da representatividade positiva e como essa influência no crescimento e desenvolvimento da criança na primeira infância. Apresenta Políticas Públicas voltadas para essa temática e como surgiram. Evidencia o perfil técnico, mas principalmente o lado social do bibliotecário escolar. Descreve suas aptidões e ações frente as questões antirraciais. Conclui que essa literatura tem grande influência no sujeito em desenvolvimento e que ainda falta vencer alguns obstáculos para que de fato o Racismo, em especial, o estrutural seja uma mancha do passado que deve ser lembrado, mas não mantido e sim combatido.-
Descrição: dc.descriptionThe research through the bibliographic review associated with field visits and interviews with librarians and pedagogues highlights the importance of using Afro-centered Children's Literature to help build the identity and self-esteem of black children. It addresses the issue of positive representativeness and how this influence on the child's growth and development in early childhood. It presents Public Policies focused on this theme and how they emerged. It highlights the technical profile, but mainly the social side of the school librarian. It describes their skills and actions in the face of anti-racial issues. It concludes that this literature has a great influence on the developing subject and that some obstacles still need to be overcome so that in fact Racism, especially structural Racism, is a stain from the past that must be remembered, but not maintained, but fought.-
Descrição: dc.description97 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil afrocentrada-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectAutoestima-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentatividade positiva-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectNegro-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectSchool librarian-
Palavras-chave: dc.subjectAfrocentric children's literature-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-esteem-
Palavras-chave: dc.subjectPositive representation-
Palavras-chave: dc.subjectRacism-
Título: dc.titleO papel do(a) bibliotecário(a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentrada-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.