Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Rosimere Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elizabete Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marielle Barros de | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Camila de Fátima Leal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31942 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752004 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa através da revisão bibliográfica associada as visitas de campo e entrevistas com bibliotecário (a) s e pedagogo (a) s ressalta a importância da utilização da Literatura Infantil Afrocentrada para auxiliar a construção da identidade e autoestima da criança negra. Aborda a questão da representatividade positiva e como essa influência no crescimento e desenvolvimento da criança na primeira infância. Apresenta Políticas Públicas voltadas para essa temática e como surgiram. Evidencia o perfil técnico, mas principalmente o lado social do bibliotecário escolar. Descreve suas aptidões e ações frente as questões antirraciais. Conclui que essa literatura tem grande influência no sujeito em desenvolvimento e que ainda falta vencer alguns obstáculos para que de fato o Racismo, em especial, o estrutural seja uma mancha do passado que deve ser lembrado, mas não mantido e sim combatido. | - |
Descrição: dc.description | The research through the bibliographic review associated with field visits and interviews with librarians and pedagogues highlights the importance of using Afro-centered Children's Literature to help build the identity and self-esteem of black children. It addresses the issue of positive representativeness and how this influence on the child's growth and development in early childhood. It presents Public Policies focused on this theme and how they emerged. It highlights the technical profile, but mainly the social side of the school librarian. It describes their skills and actions in the face of anti-racial issues. It concludes that this literature has a great influence on the developing subject and that some obstacles still need to be overcome so that in fact Racism, especially structural Racism, is a stain from the past that must be remembered, but not maintained, but fought. | - |
Descrição: dc.description | 97 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil afrocentrada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoestima | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representatividade positiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | School librarian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afrocentric children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-esteem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Positive representation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Título: dc.title | O papel do(a) bibliotecário(a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentrada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: