A imagem do Rio de Janeiro retratada nos filmes Rio e Rio 2

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Valéria Lima-
Autor(es): dc.contributorDantas, José Carlos-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Gláucia da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2684-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752003-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda a convergência entre o turismo e o cinema e o desenvolvimento de um novo segmento que é o turismo cinematográfico. Trata de seus efeitos como atividade econômica e como a indústria cultural e o turismo estão entrelaçados. O cinema possui influência significativa no imaginário turístico do público que assiste às produções audiovisuais em que são retratadas paisagens naturais, comportamento humano e diversidade cultural. O imaginário turístico e social é construído a partir do que as pessoas acessam nos meios de comunicação até o que permeia na sociedade por meio das escolas, empresas e até na família. A relação entre o turismo e os imaginários se estabelece a partir do que é divulgado dos destinos turísticos no qual influencia na decisão do turista em escolher aquele lugar para visitar. O objeto de estudo deste trabalho é a franquia da animação Rio, com os filmes Rio (2011) e Rio 2 (2014) sobre os quais foram realizadas análises fílmicas, observando os aspectos retratados como: a biodiversidade, morfologia, ações dos personagens, conteúdo, cultura local e estereótipos e clichês. Realizou-se ainda, uma entrevista com o gestor de uma agência de turismo receptivo, bem como entrevistas informais e observações como cliente oculta em quatro agências de viagens e turismo. Foram aplicados também questionário online, em português, para brasileiros que residem fora do estado do Rio de Janeiro e em inglês para estrangeiros que assistiram aos filmes. Os resultados indicam que os aspectos observados na análise fílmica estão relacionados com o contexto histórico e social da cidade no qual os filmes se construíram. A entrevista e as observações a respeito das agências e os questionários permitem afirmar que os filmes Rio contribuem para o desenvolvimento de city tours e pode influenciar o público ao escolher o Rio de Janeiro como destino turístico-
Descrição: dc.descriptionThis paper addresses the convergence between tourism and the film and the development of a new segment that is the cinematographic tourism. It’s about its effects as an economic activity and how the cultural industry and tourism are intertwined. The cinema has significant influence in the tourist imaginary audience that watches the audiovisual productions that are portrayed natural landscapes, human behavior and cultural diversity. The tourist and social imaginary is built from what people access on the media which permeates society through schools, businesses and even the family. The relationship between tourism and the imaginary is established from what is disclosed of tourist destinations in which influences the customer's decision to choose one place to visit. The study object of this paper is the Rio animation franchise, with movies Rio (2011) and Rio 2 (2014) on which filmic analysis were performed, observing the aspects portrayed as: biodiversity, morphology, actions of the characters, content, local culture and stereotypes and clichés. It was held, also, an interview with the manager of a receptive tourism agency, as well informal interviews and observations as a hidden customer in four travel agencies and tourism. It was also applied online questionnaire in Portuguese for Brazilians who live outside the state of Rio de Janeiro and in English for foreigners who watched the movies. The results indicate that the features observed the movie analysis is related to the historical and social context of the city in which the films were constructed. The interview and the observations about the agencies and the questionnaires allow to state that the Rio movies contribute to the development of city tours and can influence the public to choose Rio de Janeiro as a tourist destination-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectMovies-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectImage-
Palavras-chave: dc.subjectImaginary-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Título: dc.titleA imagem do Rio de Janeiro retratada nos filmes Rio e Rio 2-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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