Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCopollilo, Martha Lenora Queiroz-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Rosa Malena de Araujo-
Autor(es): dc.contributorCorreia, Adriana Martins-
Autor(es): dc.creatorVasconcellos, Letícia Araujo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9936-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751992-
Descrição: dc.descriptionPodemos considerar que alguns paradigmas relacionados ao corpo, vêm sendo transformados, recriados e potencializados no contexto da sociedade atual. Por meio dessas mudanças, a educação passa a ser entendida como um processo que ocorre não somente na instituição escolar, mas que também pode ocorrer nos mais variados espaços e a qualquer tempo, pois educamos e somos educados dentro e fora da escola, na vida cotidiana. Por acreditar que no campo da Educação Física os espaços educativos são múltiplos, no que diz respeito ao trabalho do educador, especialmente quando pensamos em corpo, o processo de ensino/aprendizagem se constitui a partir da concepção que esse docente tem, da intencionalidade pedagógica e da relação entre professor/a – aluno/a, criando possibilidades de diálogos e trocas de conhecimentos. Diante das reflexões apontadas, a presente pesquisa se propõe a investigar, analisar e discutir, as concepções de corpo de docentes atuantes em diferentes espaços educativos no campo da Educação Física, reafirmando a importância de um processo de formação que possibilite ampliar e ressignificar as concepções dos corpos. Esta pesquisa se configura em uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico escolhido foi o de entrevistar e ouvir alguns docentes atuantes no campo da educação física, buscando contribuir para a ampliação da concepção de corpo, acreditando que o docente deve respeitar as especificidades de seus alunos e trabalhar com a proposta de potencializar a formação de cidadãos críticos e ativos, para que possam transformar e lutar por uma sociedade mais justa e com menos desigualdades-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectConcepções-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo humano-
Título: dc.titleReflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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