Pontes a ser-viço das margens

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLinhares, Célia Frazão Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:33901384715-
Autor(es): dc.contributorCosta, Valdelúcia Alves da-
Autor(es): dc.contributorCPF:24011333422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3766561922402070-
Autor(es): dc.contributorGallo, Silvio Donizetti de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCPF:02507936878-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728293E3-
Autor(es): dc.contributorNóbrega, Nanci Gonçalves da-
Autor(es): dc.contributorCPF:91155564322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705379H5-
Autor(es): dc.creatorReis, Isabel Noemi Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17639-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751990-
Descrição: dc.descriptionNa problematização das narrativas de sujeitos excluídos que não puderam permanecer ou entrar na Escola formal e que hoje são idosos, moradores das ruas ou moradores de casas de recolhimento, esta pesquisa intitulada Pontes a ser-viço das margens, busca destacar ligações conectoras de diálogos entre Escolas formais e a escola da vida, através do entrelaçamento de narrativas de sujeitos excluídos e de sujeitos de algumas instituições educacionais formais. Mas como buscar mecanismos de compartilharmos formas instituintes de políticas e pedagogias mais abertas, atentas para que escolas da rede pública não se isolem em verdades estáticas, desconectadas das complexidades da vida? Pensando na importância de refletirmos a escola imbricada com questões complexas do próprio viver, pergunto: Como a Escola foi se constituindo, muitas das vezes, separada da vida? O que faz com que em algumas Escolas, prevaleçam recorrências ao pensamento único e hegemônico? Como fazer dos silêncios dos oprimidos, vozes que nos apontem caminhos para a prevalência de Experiências Instituintes nas escolas formais, em direções de incluir a todos e a todas como sujeitos do pensar, do fazer, do expressar e do ressignificar conceitos, estéticas e óticas como movimentos éticos de criação e de superação, tanto no âmbito da individualidade quanto da coletividade? Essas são algumas questões tencionadas nesta pesquisa, através de reflexões e narrações polifônicas entre sujeitos e instituições que estão dentro e que estão fora da Escola.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectIdoso-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titlePontes a ser-viço das margens-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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