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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Linhares, Célia Frazão Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:33901384715 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Valdelúcia Alves da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:24011333422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3766561922402070 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:02507936878 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728293E3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nóbrega, Nanci Gonçalves da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:91155564322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705379H5 | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Isabel Noemi Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17639 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751990 | - |
Descrição: dc.description | Na problematização das narrativas de sujeitos excluídos que não puderam permanecer ou entrar na Escola formal e que hoje são idosos, moradores das ruas ou moradores de casas de recolhimento, esta pesquisa intitulada Pontes a ser-viço das margens, busca destacar ligações conectoras de diálogos entre Escolas formais e a escola da vida, através do entrelaçamento de narrativas de sujeitos excluídos e de sujeitos de algumas instituições educacionais formais. Mas como buscar mecanismos de compartilharmos formas instituintes de políticas e pedagogias mais abertas, atentas para que escolas da rede pública não se isolem em verdades estáticas, desconectadas das complexidades da vida? Pensando na importância de refletirmos a escola imbricada com questões complexas do próprio viver, pergunto: Como a Escola foi se constituindo, muitas das vezes, separada da vida? O que faz com que em algumas Escolas, prevaleçam recorrências ao pensamento único e hegemônico? Como fazer dos silêncios dos oprimidos, vozes que nos apontem caminhos para a prevalência de Experiências Instituintes nas escolas formais, em direções de incluir a todos e a todas como sujeitos do pensar, do fazer, do expressar e do ressignificar conceitos, estéticas e óticas como movimentos éticos de criação e de superação, tanto no âmbito da individualidade quanto da coletividade? Essas são algumas questões tencionadas nesta pesquisa, através de reflexões e narrações polifônicas entre sujeitos e instituições que estão dentro e que estão fora da Escola. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idoso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Pontes a ser-viço das margens | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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