O comportamento do consumidor na era digital: informações em meios digitais e sua influência no processo decisório de compra dos consumidores de maquiagem do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.contributorRamos, Ana Maria Lana-
Autor(es): dc.contributorMontalvão, Sérgio de Sousa-
Autor(es): dc.creatorMelo, Raquel Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751986-
Descrição: dc.descriptionNo atual contexto da era digital, este trabalho se propõe a investigar como as informações compartilhadas em meios virtuais influenciam as decisões de compra de consumidores, tendo como limitador os consumidores de maquiagem do Rio de Janeiro. Os conceitos de comportamento do consumidor, processo decisório, o papel do marketing, fatores de influência e consumo na era digital, foram discutidos através de pesquisa bibliográfica, que serviu como embasamento teórico para a pesquisa de campo. Esta foi realizada por meio de uma abordagem quantitativa, com a aplicação de um questionário do tipo survey, aplicado a 100 consumidores de maquiagem, no 1º semestre do ano 2019. A análise dos dados obtidos indicou que o consumidor de maquiagem atual é jovem, se mostra constantemente conectado, acessando mídias digitais. Esse consumidor tem na internet sua fonte principal de busca de informações para orientar seu processo decisório de compra. Por fim, concluímos que as informações disponíveis em meios virtuais são atualmente a principal fonte para auxiliar os consumidores de maquiagem em seu processo decisório. Esses jovens buscam, principalmente, experiências de compra de outros consumidores como ele. Esse processo, porém, não invalida as informações que são transmitidas em grupos sociais da vida real. Ademais, os consumidores não são atuantes em compartilhar suas experiências na internet. Vale ressaltar que esta pesquisa está limitada a certo número de participantes, e pode figurar pouca representatividade frente à quantidade de consumidores de maquiagem. Diante disso, esse estudo não busca esgotar os aspectos do tema, mas fomentar uma análise e interesse pelo assunto, e servir como orientação para trabalhos futuros-
Descrição: dc.descriptionIn the current context of the digital age, this paper proposes to investigate how information shared in virtual environments influences consumer purchasing decisions, using as a limitation the makeup consumers of Rio de Janeiro. The concepts of consumer behavior, decision making, the marketing area role, factors of influence and consumption in the digital age were discussed through bibliographic research, which served as a theoretical basis for field research. This field research was done through a quantitative approach, throughout a questionnaire, applied to 100 makeup consumers, in the first semester of 2019. The analysis of the data obtained indicated that the current makeup consumer is young, constantly connected, and accessing digital media. These consumers use the internet as their main source of information to guide their buying decision process. In conclusion, based on the data, the information available in virtual environments is currently the main source used by makeup consumers to assist their decision-making process. These young people seek out, mainly, the buying experiences from other consumers like them. This process does not invalidate, though, the information transmitted in real-life social groups. In addition, consumers are not active in sharing their experiences on the internet. It is worth emphasizing that this research is limited to a certain number of participants, and may express little representation in the makeup consumers group. Given the aforementioned, this study does not seek to exhaust the aspects of the theme, but to foster analysis and interest in the subject, and serve as a guide for future work-
Descrição: dc.description57 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisório de compra-
Palavras-chave: dc.subjectConsumidor-
Palavras-chave: dc.subjectEra digital-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectDecision-making process-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer-
Palavras-chave: dc.subjectDigital age-
Título: dc.titleO comportamento do consumidor na era digital: informações em meios digitais e sua influência no processo decisório de compra dos consumidores de maquiagem do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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