Percepção de professores de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro com propostas metodológicas para melhoria do processo ensino/aprendizagem em química no ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Lucidéa Guimarães Rebello-
Autor(es): dc.contributorAraújo Neto, Waldmir Nascimento de-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorSantos, Maria Bernadete Pinto dos-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Paulo Eduardo Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4155-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751978-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa retrata uma avaliação das escolas públicas de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro, no período entre o final do século XX e o início do século XXI, realizada por um grupo de professores muito experientes – todos com mais de vinte e cinco anos de regência efetiva e ininterrupta de classe – da rede pública de ensino. Essa avaliação aponta um quadro de sucateamento atual da escola pública fluminense, e destaca as grandes dificuldades existentes que prejudicam o seu desenvolvimento pedagógico. Utilizando estratégias estimuladoras que vem contribuindo para a melhoria do processo ensino/aprendizagem, quatro projetos são apresentados pela equipe de química do Liceu Nilo Peçanha – escola pública de ensino médio, em Niterói, RJ: o Projeto de Alfabetização Científica para Alunos do Ensino Médio – PACAEM; o Projeto Semanas de Química do Liceu Nilo Peçanha – PROSEQUI (estes dois, em pleno desenvolvimento desde 2009); o Projeto FAPERJ/ LICEU/UFF, em desenvolvimento desde 2013 com previsão para conclusão em março de 2015 e, por último, o Projeto Urina, realizado em 2013 com as turmas regulares da terceira série do ensino médio. O Projeto Urina está apresentado como “produto final do curso” e também programado para ser aplicado nas novas turmas das terceiras séries, durante os próximos anos. Esses projetos estão detalhados no texto da dissertação. Os resultados dessas estratégias mostram-se muito positivos, e serão disponibilizados para todas as escolas da rede estadual pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionThis research paper presents an evaluation of the public high schools in the State of Rio de Janeiro, between the end of the twentieth century and the beginning of the twenty-first century. It was accomplished by a group of very experienced high school teachers with more than twenty-five years of effective and uninterrupted class management. This evaluation shows not only a portrait of the actual scrapping of the fluminense public schools, but it also emphasizes the great existing difficulties that impairs its pedagogical development. Four special projects are presented by the chemistry staff at Liceu Nilo Peçanha – a public high school, located in Niterói, RJ, by using stimulating strategies that are contributing to the improvement of the teaching/learning process, such as: The Scientific Literacy Project aimed at High School Students (PACAEM); The Chemistry Weeks Project at Liceu Nilo Peçanha (PROSEQUI), both of which have been developed since 2009; FAPERJ/LICEU/UFF Project – has been developed since 2013 and is supposed to be concluded in March 2015. The last one, the Urine Project, was implemented in 2013 with regular-third-year senior high classes. It is presented as “the final course product” and is expected to be applied to the third-year classes of the coming years. All these projects are detailed in the paper. These strategies results proved to be very positive and will be available to all the state net schools in the Education Office of the State of Rio de Janeiro-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectSucateamento-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos alternativos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPublic school-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectScrapping-
Palavras-chave: dc.subjectAlternative projects-
Título: dc.titlePercepção de professores de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro com propostas metodológicas para melhoria do processo ensino/aprendizagem em química no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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