Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Penna, Thadeu Josino Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Marcelo Albano Moret Simões | - |
Autor(es): dc.contributor | Huguenin, José Augusto de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Alessandro Silva da Motta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4696 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751959 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta de atividades desenvolvidas na terceira série do ensino médio explorando, o tema compreendendo o mundo das cores e as ilusões produzidas pelo cérebro, a partir de uma abordagem conceitual da ondulatória, pela abordagem do modelo ondulatório da luz até chegar a sua recepção na retina e a interpretação da luz pelo cérebro. A abordagem do tema escolhido procurou atender as especificidades da série, encontrada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, para tal foi feita uma abordagem interdisciplinar possibilitando uma integração das ciências, apresentando-se aspectos físicos, químicos e biológicos da visão, bem como os desenvolvimentos tecnológicos associadas as mais recentes pesquisas sobre o assunto. As atividades desenvolvidas originaram uma sequência didática que privilegia o uso de recursos pedagógico mais variados, privilegiando-se o uso de experimentos de baixo custo e alguns objetos de aprendizagem, como vídeos e simulações computacionais de experimentos de física | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This work presents a proposal of activities undertaken in the third year of high school exploring the topic Understanding the world of colours and illusions produced by brain, from a conceptual approach of the wave passing by the wave model approach to light until you get your receiving and interpreting the retina of light through the brain. The theme of the approach chosen sought to address the specifics of the series, found in the National Curriculum Parameters, for this was made an interdisciplinary approach enabling integration of sciences, presenting aspects physical, chemical and biological of vision and technological developments associated with the latest research on the subject. The activities gave a didactic sequence that favors the use of various teaching resources, privileging the use of low cost experiments and some learning objects such as videos and computer simulations of physics experiments | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cérebro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ilusão óptica | - |
Palavras-chave: dc.subject | PCN | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Título: dc.title | Uma proposta interdisciplinar: compreendendo o mundo das cores e as ilusões produzidas pelo cérebro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: