Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Foganholi, Cláudia | - |
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Aurélio Pitanga | - |
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Neyse Luz | - |
Autor(es): dc.creator | Ramalho, Pedro Victor Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10582 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751931 | - |
Descrição: dc.description | As leis sobre inclusão escolar garantem o acesso das pessoas com deficiência nas classes regulares, sendo assim o trabalho dos professores de educação física deve ter metodologias cada vez mais inclusivas. Com base nesta perspectiva, este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo verificar e analisar as abordagens e conceitos pedagógicos utilizados pelos professores de educação física para incluir estudantes com deficiência visual em suas aulas. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com três professores de três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Niterói-RJ. A análise propôs analisar e verificar as concepções de ensino, metodologias de trabalho e as dificuldades e facilidades desses professores com a educação física inclusiva | - |
Descrição: dc.description | Inclusion laws guarantee the access of disabled persons in the regular classes, so the work of physical education teachers must have increasingly inclusive methodologies. Based on this perspective, this course conclusion document aimed to verify and analyze pedagogical approaches and concepts used by EF teachers to include students with visual impairment in their classes. Semistructured interviews were used with three teachers from three schools of the Municipal Education Network of the city of Niterói-RJ. The analysis proposed to analyze and verify the conceptions of teaching, work methodologies and the difficulties and facilities of these teachers with Inclusive Physical Education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física para deficiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Person with visual impairment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Título: dc.title | A deficiência visual nas aulas de educação física escolar: entendendo o trabalho do professor | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: