Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ostetto, Luciana Esmeralda | - |
Autor(es): dc.contributor | Albano, Ana Angélica | - |
Autor(es): dc.contributor | Henriques, Eda | - |
Autor(es): dc.contributor | Maia, Marta Nídia Varella Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Mirian Celeste | - |
Autor(es): dc.creator | Motta, Xênia Fróes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27962 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751927 | - |
Descrição: dc.description | Ouvir histórias e saber contar histórias, é uma arte, que se conser - va no ato mesmo de contar e ouvir, contar e ouvir mais uma vez, e outra vez mais, como diz Benjamin (2010). O desejo de ouvir e (a)colher histórias de professoras de Educação Infantil, sobre suas experiências e práticas pedagógicas com a arte, foi o fio que teceu a pesquisa. O objetivo de identificar fundamentos do trabalho com a arte na educação infantil, mapeando e analisando referências teó - ricas e artísticas evocadas em narrativas docentes sobre suas práti - cas, guiou o percurso. Pelas trilhas das abordagens (auto)biográficas (ABRAHÃO, 2003; JOSSO, 2004; PASSEGGI; SOUZA; VICEN - TINI, 2011), entrelaçou arte, educação infantil, memórias, experi - ências, formação estética e narrativas docentes. A conversa de base dialógica (FREIRE, 1989; 1996) e a fotografia – como mediadora de rememorações (DELORY -MOMBERGER, 2014) e como narrativa visual (VIADEL; ROLDÁN, 2012; EGAS, 2017) –, foram tomadas como dispositivos de apoio ao tecer narrativo das experiências do - centes. No contexto da pandemia de Covid -19, considerando a im - posição do distanciamento, foram realizados quatro encontros, por meio de plataforma virtual, com três professoras de Educação In - fantil da Rede Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro/ RJ, configurados como “conversas pelas janelas virtuais” (MELLO, 2021). As professoras foram convidadas a partilhar fotografias dos espaços em que atuam e, por meio delas, contar seus percursos e re - lação com a arte, na prática pedagógica, nos espaços habitados com as crianças. As conversas foram gravadas, transcritas, textualizadas e organizadas em cinco grandes grupos narrativos, constituídos, prio - ritariamente, com palavras e imagens (re)colhidas das narradoras - -participantes: retrato das professoras; diálogos sobre o cotidiano; espaços da prática docente em fotografias; escolhas estéticas; arte nas propostas e experiências partilhadas com as crianças. Com o conjunto de narrativas organizado, o estabelecimento de chaves de leitura permitiu traçar interpretações e considerações, ampliando o diálogo e a compreensão de pontos definidos como essenciais na te - mática pesquisada: conexões entre os objetos autobiográficos e as materialidades das salas de referência; modos de ver e fazer arte evi - denciados nas paredes e murais; inventário de propostas, linguagens e materialidades; olhares e escutas sobre o que é arte; lastros forma - tivos da pesquisa. Sobre a concepção de arte, as narrativas docentes apontam definições em palavras -chave: criação, expressão, emoção, produção, experimentação, sonho, estética, cultura. Sobre o trabalho com a arte na Educação Infantil, perpassa as narrativas uma ideia ampliada, que rompe com os cânones, por exemplo, das materialida - des e das formas, da percepção do belo. Como dizem as professoras: arte não é só o quadro na parede, também é uma estamparia; não é só pintura, uso do pincel, é também literatura, manifestações populares, contação de história, composição com materiais não estruturados, além do estritamente artístico. O entrelaçamento de linguagens, ob - servado pelos marcadores presentes nas fotografias das salas, assim como no testemunho docente, traz à luz a visão de que arte atravessa o cotidiano, está em tudo. | - |
Descrição: dc.description | Listening to stories and knowing how to tell stories is an art, which is preserved in the very act of telling and listening, telling and listening again and again, as Benjamin (2010) says. The desire to hear and gather stories from early childhood education teachers, about their experiences and pedagogical practices with art, was the thread that wove the research. The objective of identifying fundamentalsof working with art in early childhood education, mapping and analyzing theoretical and artistic references evoked in teaching narratives about their practices, guided the course. Through the paths of (auto)biographical approaches (ABRAHÃO, 2003; JOSSO, 2004; PASSEGGI; SOUZA; VICENTINI, 2011), Benjamin intertwined art, early childhood education, memories, experiences, aesthetic training and teaching narratives. Dialogical -based conversation (FREIRE, 1989; 1996) and photography – as a mediator of remembrance (DELORY -MOMBERGER, 2014) and as a visual narrative (VIADEL; ROLDÁN, 2012; EGAS, 2017) – were taken as support devices, to weave a narrative of teaching experiences. In the context of the Covid -19 pandemic, considering the imposition of distancing, four meetings were held, through a virtual platform, with three Early Childhood Education teachers from the Municipal Education Network of the city of Rio de Janeiro/RJ, configured as “conversations through virtual windows” (MELLO, 2021). The teachers were invited to share photographs of the spacesin which they work and, through them, to tell their journeys and relationship with art, in pedagogical practice, in spaces inhabited with children. The conversations were recorded, transcribed, textualized and organized into five large narrative groups, consisting primarily of words and images (re)collected from the participant -narrators: portrait of the teachers; dialogues about everyday life;spaces of teaching practice in photographs; aesthetic choices; art in the proposals and experiences shared with the children. With the set of narratives organized, the establishment of reading keys made it possible to trace interpretations and considerations, expanding the dialogue and understanding of points defined as essential in the researched theme: connections between autobiographical objectsand the materialities of reference rooms; ways of seeing and makingart evidenced on the walls and murals; inventory of proposals,languages and materialities; looking at and listening to what art is; formative ballasts of the research. Regarding the conception of art, the teachers’ narratives point to definitions in key words: creation, expression, emotion, production, experimentation, dream, aesthetics, culture. Regarding the work with art in Early Childhood Education, an expanded idea permeates the narratives, which breaks with the canons, for example, of materialities and forms, of the perception of beauty. As the teachers say: art is not just the picture on the wall, it is also a print; it’s not just painting, the use of the brush, it’s also literature, popular manifestations, storytelling, composition with unstructured materials, in addition to the strictly artistic. The intertwining of languages, observed by the markers present in the photographs of the rooms, as well asin the teaching testimony, brings to light the view that art crosses everyday life, is in everything. | - |
Descrição: dc.description | 237 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dimensão Estética do Ambiente Educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conversa como Dispositivo de Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas (Auto) Biográficas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Estética Docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art in Early Childhood Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eesthetic Dimension of the Educational Environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conversation as a Search Device | - |
Palavras-chave: dc.subject | (Auto) Biographical Narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher Aesthetic Training | - |
Título: dc.title | Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: