Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Soares, Flávia dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/316 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751925 | - |
Descrição: dc.description | 8p. ISSN 2301-0797. | - |
Descrição: dc.description | No século XIX, o crescente número de reformas, decretos e políticas voltadas para a instrução pública fomentou o debate educacional dentre os professores primários e secundários brasileiros. Uma das formas de expressão do professorado foram as revistas pedagógicas periódicas que se configuraram como instrumentos significativos para a organização dos professores e para o movimento associativista docente. Além da questão política, estas revistas possibilitam entender, ou ao menos inferir, dentre outras coisas, o que pensavam, o que liam, e o que era considerado importante quanto as diferentes matérias de ensino como a Matemática. O presente artigo é parte da pesquisa que tem como objeto de análise as revistas pedagógicas e os artigos por elas publicados no Rio de Janeiro que tratam de questões voltadas ao ensino de Matemática no século XIX. A análise dos textos dedicados ao ensino de Matemática veiculados na imprensa educacional revela-se essencial para captar tendências e elucidar opiniões e discursos dos professores que ensinavam Matemática no Brasil do século XIX e compreender o processo de constituição da escola moderna. Em especial este texto analisa um dos artigos publicados na revista A Instrução Pública a respeito do ensino intuitivo. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (SEMUR) | - |
Relação: dc.relation | Actas do VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revistas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Século XIX | - |
Título: dc.title | A matemática e o ensino intuitivo na revista a instrução pública | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: