A matemática e o ensino intuitivo na revista a instrução pública

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Autor(es): dc.creatorSoares, Flávia dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/316-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751925-
Descrição: dc.description8p. ISSN 2301-0797.-
Descrição: dc.descriptionNo século XIX, o crescente número de reformas, decretos e políticas voltadas para a instrução pública fomentou o debate educacional dentre os professores primários e secundários brasileiros. Uma das formas de expressão do professorado foram as revistas pedagógicas periódicas que se configuraram como instrumentos significativos para a organização dos professores e para o movimento associativista docente. Além da questão política, estas revistas possibilitam entender, ou ao menos inferir, dentre outras coisas, o que pensavam, o que liam, e o que era considerado importante quanto as diferentes matérias de ensino como a Matemática. O presente artigo é parte da pesquisa que tem como objeto de análise as revistas pedagógicas e os artigos por elas publicados no Rio de Janeiro que tratam de questões voltadas ao ensino de Matemática no século XIX. A análise dos textos dedicados ao ensino de Matemática veiculados na imprensa educacional revela-se essencial para captar tendências e elucidar opiniões e discursos dos professores que ensinavam Matemática no Brasil do século XIX e compreender o processo de constituição da escola moderna. Em especial este texto analisa um dos artigos publicados na revista A Instrução Pública a respeito do ensino intuitivo.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSociedad de Educación Matemática Uruguaya (SEMUR)-
Relação: dc.relationActas do VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectRevistas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XIX-
Título: dc.titleA matemática e o ensino intuitivo na revista a instrução pública-
Tipo de arquivo: dc.typeAnais de Evento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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