Cultura, trabalho e educação: a voz dos "compositores críticos"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiriba, Lia-
Autor(es): dc.contributorRequião, Luciana Pires de Sá-
Autor(es): dc.contributorRamos, Marise Nogueira-
Autor(es): dc.contributorLeitão, Luiz Ricardo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marcos Raddi dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23787-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751924-
Descrição: dc.descriptionFundamentada no materialismo histórico dialético e tendo em vista os nexos entre cultura, trabalho e educação, a pesquisa evidencia a produção musical de compositores da música po- pular, destacando a noção/conceito de ―compositores críticos‖ para se referir aqueles(as) tra- balhadores(as) da cultura que possuem a maior parte de sua obra, ou uma parte considerável, produzida a partir da crítica às relações sociais capitalistas. Explicitamos a recorrência desse tipo de compositores(as) ao longo da história da música brasileira e, como evidência interro- gada de nossa noção/conceito, analisamos elementos que revelam concepções de mundo de ―compositores críticos‖ em relação ao modo capitalista de produção da existência humana. Para tal, elegemos o Trio Calafrio, composto por Barbeirinho do Jacarezinho, Luiz Grande e Marquinhos Diniz, compositores-trabalhadores cuja produção musical deriva de suas experi- ências de classe. Os debates sobre cultura em Gramsci, Williams e Thompson formaram a base para fundamentação teórica da noção/conceito de ―compositores críticos‖. A partir das reflexões gramscianas, foi possível compreender o ato de compor como uma atividade intelec- tual/filosófica e esses compositores críticos, mesmo aqueles com pouca escolaridade, como intelectuais/filósofos que carregam concepções de mundo que, de alguma maneira, contestam as relações sociais capitalistas. Além da revisão de literatura sobre história da música popular e sobre as relações entre cultura, trabalho e educação, somamos uma revisão filmográfica (do- cumentários e entrevistas) sobre a obra do Trio Calafrio aos procedimentos de pesquisa. Tam- bém foram importantes as análises discográficas das letras das músicas do grupo musical e as entrevistas semi-estruturadas com o compositor Marcos Diniz.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionBased on the dialectical historical materialism and considering the links between culture, work and education, this research highlights the musical production of popular music compo- sers, highlighting the notion/concept of ―critical composers‖ to refer to those workers of the culture that possess most of their work, or a considerable part or it, produced from the critique of capitalist social relations. We explain the recurrence of this type of composers throughout the history of Brazilian music and, as a questioned evidence of our notion/concept, we analy- ze elements that reveal worldviews of ―critical composers‖ in relation to the capitalist mode of production of human existence. To this end, we elected the Trio Calafrio, formed by Bar- beirinho do Jacarezinho, Luiz Grande and Marquinhos Diniz, composer-workers whose musi- cal production derives from their class experiences. The debates about culture in Gramsci, Williams and Thompson formed the basis for the theoretical foundation of the notion/concept of ―critical composers‖. From Gramscian reflections, it was possible to understand the act of composing as an intellectual/philosophical activity and these critical composers, even those with a low education level, as intellectuals/philosophers who carry worldviews that, in some way, contest capitalist social relations. In addition to the literature review on the history of popular music and on the relationship between culture, work and education, we added a fil- mographic review (documentaries and interviews) about the work of Trio Calafrio to the rese- arch procedures. Also important were the discographic analyzes of the lyrics of the musical group‘s songs and the semi-structured interviews with the composer Marcos Diniz.-
Descrição: dc.description213f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-educação-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectCompositores críticos-
Palavras-chave: dc.subjectTrio Calafrio-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectWork-education-
Palavras-chave: dc.subjectPopular Music-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectCritical Composers-
Palavras-chave: dc.subjectTrio Calafrio-
Título: dc.titleCultura, trabalho e educação: a voz dos "compositores críticos"-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.