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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Saint Clair, Ericson Telles | - |
Autor(es): dc.contributor | Vasconcellos, Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferran, Marcia | - |
Autor(es): dc.creator | Rangel, Luísa Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7989 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751923 | - |
Descrição: dc.description | Trata-se de analisar como no filme As I was moving ahead occasinally I saw brief glimpses of beauty (2001), de Jonas Mekas, o ato de filmar e o da montagem propõem uma instigante apreensão temporal a partir do eixo teórico do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. No debruçar-se de algumas das principais obras - Assim falou Zaratustra, Segunda Consideração Intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida e Genealogia da moral - intenta-se notar uma perspectiva temporal singular ao cinema-diário. A partir dos conceitos de esquecimento, memória e memória da vontade urdidos, principalmente, sob o olhar do primeiro aforismo da Segunda dissertação da Genealogia da moral, o filósofo constrói uma perspectiva de criação que traz à tona uma posição coincidente dos tempos na vida. No percurso dessa construção de vida sob a vida, alicerçado ao equilíbrio temporal e à compreensão da vontade de filmar como vontade de memória e ao ato da montagem enquanto esquecimento, o filme se estabelece como um incessante vir-a-ser da própria vida. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to analyze the film “As I was moving ahead occasionally I saw brief glimpses of beauty (2001), by Jonas Mekas, and how it's act of filming and montage procedures propose a fascinating temporal apprehension based upon the ideas of the German philosopher Friedrich Nietzsche. Focusing on some of his major works - Thus spoke Zarathustra: a Book for all and none, Untimely Meditation: On the Use and Abuse of History for Life and On the Genealogy of Morals - The study aims noticing a singular temporal perspective to the movie-journal. From the concepts of forgetfulness, memory and will's memory attached to the first aphorism of the Second essay of the Genealogy of Morals, the philosopher constructs a perspective of creation that brings up a coincident position of the times in life. In the course of this construction of life under life, established in a temporal equilibrium and in a comprehension of the desire to film as a will’s memory and the act of editing as a forgetfulness action, the film establishes as an incessant becoming-event of the life itself. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nietzsche | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jonas Mekas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esquecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória da vontade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nietzsche | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jonas Mekas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Furgetfulness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Will’s memory | - |
Título: dc.title | Aos lampejos do esquecer: uma análise nietzschiana do filme As I was moving ahead occasionally I saw brief glimpses of beauty | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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