Livro sobre trajetória e ressonâncias nas obras de Lygia Clark, a partir de sua docência com alunos surdos do INES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Osilene Maria de Sá e Silva da-
Autor(es): dc.contributorRocha, Solange Maria da-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Beatriz Helena Bezerra Scigliano-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Maria Lucia Vignoli Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorMeireles, Rosana Maria do Prado Luz-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Egley Amarolina Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30279-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751913-
Descrição: dc.descriptionLygia Clark é uma artista plástica renomada mundialmente, tendo parte de sua trajetória influenciada pelo contato com seus alunos surdos do INES. Esta pesquisa integra parte dos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa O Passado tem História: representações e representatividade do Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES em documentos oficiais e extraoficiais à luz da Linguística Sistêmico Funcional, que tem como objetivo principal analisar fontes históricas e documentais (verbais e não verbais), relativas à educação de surdos no âmbito do Instituto Nacional de Educação de Surdos. O objetivo geral do estudo consiste em elaborar um livro sobre a trajetória de Lygia Clark, como professora e artista, durante o período em que atuou como professora de artes plásticas no INES, no biênio de 1960 a 1962. Para atender o objetivo geral, algumas metas foram delineadas, tais como investigar a prática pedagógica de Lygia Clark como professora no Instituto, e pesquisar as ressonâncias desse período nas obras da artista, pois recebeu influências sensoriais que impactaram sua carreira artística ao lecionar para os alunos surdos. A proposta enseja a obtenção de uma visão ampla sobre essa atividade realizada pela artista no contexto histórico, através de uma pesquisa documental qualitativa (BRAVO, 1991) e exploratória (GIL, 1991), visto que são muito discretos os estudos divulgados que contemplem a temática apresentada aqui. Este estudo foi enriquecido com fotografias, diário de classe, e relatório que comprova os trabalhos realizados em sala de aula por alunos surdos da docente Lygia Clark. A pesquisa baseou-se em Rocha (2007, 2009) e Carneiro (2005), em informações referentes ao INES e sobre a vida da artista plástica e professora, bem como em sua carreira no Brasil e no exterior. Utilizaram-se entrevistas realizadas no INES com o ex-aluno surdo de Lygia Clark, Mauri Citele, e aquelas contidas na obra Arquivo para uma Obra Acontecimento, direcionado às personalidades que conviveram com a artista. Foram feitas consultas em locais de divulgação cultural como: Museu da Imagem e Som, Biblioteca do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu de Arte São Paulo, Biblioteca Paço Imperial e Associação Cultural Lygia Clark, a fim de compor o produto da pesquisa, um livro que busca contribuir e fomentar o corpus de informações sobre a importância dos alunos surdos do INES para a trajetória pessoal e artística de Lygia Clark no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionLygia Clark is a world-renowned plastic artist, having part of her trajectory influenced by her contact with her deaf students at National Institute of Education for the Deaf-INES. This research integrates part of the studies carried out by the Research Group The Past has History: representations and representation of the INES in official and unofficial documents in the light of Functional Systemic Linguistics, which main objective is to analyze historical and documentary sources (verbal and non-verbal) relating to deaf education within the scope of INES. The general objective of the study is to elaborate a book about the trajectory of Lygia Clark, as a teacher and artist, during the period in which she worked as a professor of plastic arts at INES, from 1960 to 1962. To meet the general objective, some goals were outlined, such as investigating Lygia Clark's pedagogical practice as a professor at the Institute and researching the resonances of that period in the artist's works, as she received sensory influences that impacted her artistic career when teaching deaf students. The proposal aims to obtain a broad view of this activity carried out by the artist in the historical context, through a documentary qualitative research (BRAVO, 1991) and exploratory (GIL, 1991) research, since the published studies that address the theme are very discreet. This study was enriched with photographs, a class diary, and a report that proves the work carried out in the classroom by deaf students of the teacher Lygia Clark. The research was based on Rocha (2007, 2009) and Carneiro (2005), on information regarding INES and on the life of the artist and teacher, as well as on her career in Brazil and abroad. Interviews carried out at INES with the deaf ex student of Lygia Clark, Mauri Citele, and those contained in Arquivo para uma Obra Acontecido were used, aimed at personalities who lived with the artist. Consultations were made in cultural dissemination sites such as: Museum of Image and Sound, Library of the Museum of Contemporary Art of Niterói, Museum of Art São Paulo, Paço Imperial Library and Lygia Clark Cultural Association, in order to compose the research product, a book that seeks to contribute to and foster the corpus of information about the importance of deaf students at INES for Lygia Clark's personal and artistic trajectory in Brazil.-
Descrição: dc.description122 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLygia Clark-
Palavras-chave: dc.subjectINES-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdos-
Palavras-chave: dc.subjectArtes plásticas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de Arte-
Palavras-chave: dc.subjectBiografia-
Palavras-chave: dc.subjectArtista brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante com necessidades específicas-
Palavras-chave: dc.subjectReflexão-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf education-
Palavras-chave: dc.subjectVisual arts-
Título: dc.titleLivro sobre trajetória e ressonâncias nas obras de Lygia Clark, a partir de sua docência com alunos surdos do INES-
Título: dc.titleBook about trajectory and resonances in the works of Lygia Clark, based on her teaching with deaf students at INES-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.