Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPlanas, Susana Alicia-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Lindolff Thadeu-
Autor(es): dc.creatorMartins, Daianne Quintanilha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6212-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751901-
Descrição: dc.descriptionA educação inclusiva é um tema que ainda precisa muito ser debatido, seja no Brasil, seja no mundo, pois é através dela que conseguiremos garantir o direito à educação para todos de forma igualitária. Esta monografia utiliza de análises bibliográficas de artigos e trabalhos para discutir a situação atual da educação inclusiva no país, seus desafios e métodos de ensino de Física para pessoas com deficiência visual. Dentre esses métodos, demos um enfoque no uso de maquetes táteis e, para isso, criamos um guia de montagem das mesmas, onde encontra-se sugestões de como produzi-las. Também mostramos alguns exemplos de maquetes táteis utilizadas para o ensino de Física para pessoas com deficiência visual e explicamos como elas foram feitas e em que contextos podem ser usadas. As maquetes táteis foram testadas por voluntários para que sua eficiência fosse confirmada-
Descrição: dc.descriptionThe inclusive education is a subject that still has to be discussed a lot in Brazil and in the rest of the world, because it is through it that we will manage to guarantee everyone equal access to education. This monography performs analysis of articles and works to discuss the current situation of inclusive education in the country, its challenges and methods to teach Physics to the visually impaired. Among these methods, we focused in the use of tactile mockups and, for that, we created a guide of their assemblance, where one finds instructions of how to build them. We also showed some examples of tactile mockups used for the teaching of Physics to the visually impaired and explained how they were built and in what contexts they could be used. The tactile mockups were tested by volunteers to assure that they indeed work-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMaquetes táteis-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino inclusivo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectMaquetes táteis-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino inclusivo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectTactile mockups-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of physics-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Título: dc.titleGuia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.