Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Migliorin, Cezar | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:62091097222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6209109725207662 | - |
Autor(es): dc.creator | Alcantarilla, Isaac Pipano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20280 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751895 | - |
Descrição: dc.description | The research reflects on images of four Jia Zhang-ke s documentaries: Dong, Useless, 24 City and I Wish I Knew. Urgent images forged on the real, attached to the intense transformation caused by the parasitic nature and the power of capitalism in China. Images which esthetic and political dimensions cross the conditions to the existence of cinema, and enable the encounter of subjectivities, forces, visibilities and affections. Thereby, we try to draw a line that works with the image and with the world as Jia Zhang-ke s cinema does looking towards two complimentary movements: the processes of subjectification implied on new space and time regimes, represented in different ways by the aforementioned movies. In the first movement, the city is the centre of the reflection. What cities are those? And what do they reveal about the relations between capitalism, the rearrangements in space and the people which inhabit them? The second movement emphasizes the associations between images and memory, from looking to an elusive past and seeing a continuously-escaping present. The montage assumes a prevailing role on these analyses, by mobilizing the will of connection and the intermediations concerning a place where capitalism crossed society s superficial layers. The tension between life as scene and the mise-en-scène of cinema | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa concentra-se na reflexão sobre imagens de quatro documentários do cineasta chinês Jia Zhang-ke: Dong, Inútil, 24 City e Memórias de Xangai. Imagens urgentes, forjadas no real, atadas às transformações intensas decorrentes da parasitagem e da potência do capitalismo na China. Imagens cuja dimensão estética e política geram desdobramentos que atravessam as próprias condições de existência do cinema, possibilitando o encontro de subjetividades, poderes, visibilidades e afetos. Assim, buscamos traçar uma linha que opere na imagem e no mundo, como o faz o próprio cinema de Jia Zhang-ke, tendo em vista dois movimentos complementares: os processos de subjetivação implicados aos novos regimes espaciais e temporais, representados de modos distintos pelos filmes em questão. No primeiro dos gestos, a cidade ocupa a centralidade das reflexões. Que cidades são essas e o que elas nos dão a ver sobre as relações entre o capitalismo, as reconfigurações espaciais e os sujeitos que as habitam? O segundo movimento do texto enfatiza as associações entre as imagens e a memória, a partir dos olhares que se lançam a um passado esquivo e enxergam um presente que continuamente escapa. A montagem assume uma função preponderante em tais análises, por ser o ato que mobiliza o desejo de conexão e os respectivos agenciamentos nesse lugar onde o capitalismo já atravessou as camadas epidérmicas da sociedade. Na tensão entre a vida como cena e a mise-en-scène do cinema | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário (Cinema) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema, Documentary (Film) | - |
Palavras-chave: dc.subject | City | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Feito leite derramado sobre a pedra: a cidade, a memória e a montagem no documentário de Jia Zhang-kE | - |
Título: dc.title | Made spilled milk on the stone: the city, memory and mount documentary Jia Zhang-kE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: