Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Suzete Araújo Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Helena Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | Bernado, Elisangela da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Cancela, Mercia C. de Oliveira P. | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Isabel Cristina Nonato de Farias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:30:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:30:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751868 | - |
Descrição: dc.description | Com a presente pesquisa acadêmica, demonstrou-se a importância dos processos de identificação e de acompanhamento de alunos, moradores de comunidades carentes e/ou favelizadas do Rio de Janeiro, que são atendidos por uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos. A metodologia utilizada foi a qualitativa e quantitativa, através da realização da pesquisa de campo sobre uma Organização Não-Governamental, o Instituto Rogerio Steinberg, viabilizada por meio de estudos bibliográficos, levantamento documental, tendo, como ponto de partida, as concepções estabelecidas pelo Ministério da Educação e por pesquisadores nacionais e internacionais sobre o tema. Como instrumento de coleta dos dados, utilizou-se a aplicação de questionários, do tipo aberto, com alunos atendidos, seus pais e/ou responsáveis, e professores, bem como com a Coordenação Pedagógica do Instituto pesquisado. Tal estratégia buscou verificar os relatos desses envolvidos, a fim de demonstrar o impacto do atendimento da Organização não governamental na vida de todos os alunos atendidos e suas respectivas famílias. Os resultados indicam que houve, de modo geral, uma melhora substancial na vida e na autoestima das crianças e adolescentes atendidos, refletindo, inclusive, em suas famílias. Concluiu-se, porém, que, apesar de a legislação brasileira garantir direitos para os alunos com deficiências, incluindo-se aí os que tem Altas habilidades e superdotação, na prática, as políticas públicas ainda não são capazes, seja por desconhecimento, ou por inércia, de atendê-los efetivamente, já que ainda existe o estigma de que alunos superdotados não necessitam de um atendimento escolar especial. Para pesquisas futuras, sugere-se investigar o impacto do trabalho do Instituto Rogerio Steinberg (IRS), na vida dos seus egressos, ao longo do tempo, por meio da aplicação de questionário on-line, por exemplo. Os resultados desse estudo poderão ser utilizados no aprimoramento e execução de programas de identificação e de atendimento a jovens, com Altas habilidades e superdotação, principalmente paraos moradores de regiões empobrecidas do nosso estado e, também, servir como referência para o planejamento e a implantação de um projeto de Políticas Públicas na área. Por fim, o presente trabalho acadêmico produziu uma Cartilha Informativa sobre o tema, a fim de ser distribuída em escolas públicas de comunidades carentes/favelizadas do Estado do Rio de Janeiro, como produto final para Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. | - |
Descrição: dc.description | 125 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades,Superdotação, Organização Não-Governamental, Legislação, Educação Inclusiva, Políticas Públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotado, ONG, Educação inclusiva, Legislação, Política pública | - |
Título: dc.title | A atuação do Instituto Rogerio Steinberg com crianças e adolescentes de favelas cariocas: uma Cartilha Informativa sobre Altas Habilidades/ Superdotação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: