A atuação do Instituto Rogerio Steinberg com crianças e adolescentes de favelas cariocas: uma Cartilha Informativa sobre Altas Habilidades/ Superdotação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Diana Negrão-
Autor(es): dc.contributorGomes, Suzete Araújo Oliveira-
Autor(es): dc.contributorLopes, Helena Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Mariani-
Autor(es): dc.contributorBernado, Elisangela da Silva-
Autor(es): dc.contributorCancela, Mercia C. de Oliveira P.-
Autor(es): dc.creatorMelo, Isabel Cristina Nonato de Farias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751868-
Descrição: dc.descriptionCom a presente pesquisa acadêmica, demonstrou-se a importância dos processos de identificação e de acompanhamento de alunos, moradores de comunidades carentes e/ou favelizadas do Rio de Janeiro, que são atendidos por uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos. A metodologia utilizada foi a qualitativa e quantitativa, através da realização da pesquisa de campo sobre uma Organização Não-Governamental, o Instituto Rogerio Steinberg, viabilizada por meio de estudos bibliográficos, levantamento documental, tendo, como ponto de partida, as concepções estabelecidas pelo Ministério da Educação e por pesquisadores nacionais e internacionais sobre o tema. Como instrumento de coleta dos dados, utilizou-se a aplicação de questionários, do tipo aberto, com alunos atendidos, seus pais e/ou responsáveis, e professores, bem como com a Coordenação Pedagógica do Instituto pesquisado. Tal estratégia buscou verificar os relatos desses envolvidos, a fim de demonstrar o impacto do atendimento da Organização não governamental na vida de todos os alunos atendidos e suas respectivas famílias. Os resultados indicam que houve, de modo geral, uma melhora substancial na vida e na autoestima das crianças e adolescentes atendidos, refletindo, inclusive, em suas famílias. Concluiu-se, porém, que, apesar de a legislação brasileira garantir direitos para os alunos com deficiências, incluindo-se aí os que tem Altas habilidades e superdotação, na prática, as políticas públicas ainda não são capazes, seja por desconhecimento, ou por inércia, de atendê-los efetivamente, já que ainda existe o estigma de que alunos superdotados não necessitam de um atendimento escolar especial. Para pesquisas futuras, sugere-se investigar o impacto do trabalho do Instituto Rogerio Steinberg (IRS), na vida dos seus egressos, ao longo do tempo, por meio da aplicação de questionário on-line, por exemplo. Os resultados desse estudo poderão ser utilizados no aprimoramento e execução de programas de identificação e de atendimento a jovens, com Altas habilidades e superdotação, principalmente paraos moradores de regiões empobrecidas do nosso estado e, também, servir como referência para o planejamento e a implantação de um projeto de Políticas Públicas na área. Por fim, o presente trabalho acadêmico produziu uma Cartilha Informativa sobre o tema, a fim de ser distribuída em escolas públicas de comunidades carentes/favelizadas do Estado do Rio de Janeiro, como produto final para Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.-
Descrição: dc.description125 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades,Superdotação, Organização Não-Governamental, Legislação, Educação Inclusiva, Políticas Públicas-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotado, ONG, Educação inclusiva, Legislação, Política pública-
Título: dc.titleA atuação do Instituto Rogerio Steinberg com crianças e adolescentes de favelas cariocas: uma Cartilha Informativa sobre Altas Habilidades/ Superdotação-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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