A escola aprende? Avaliação das percepções dos alunos do curso de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense/Niterói sobre a imposição de retorno imediato à modalidade presencial após a pandemia COVID-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraujo, Fernando Oliveira de-
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorHecksher, Suzana Dantas-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rachel Tavares Nunes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29890-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751862-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo capturar as opiniões e percepções dos alunos do curso de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense sobre a determinação de retorno às aulas presenciais no segundo semestre de 2022. Considerando as particularidades, sentimentos e incertezas daquele contexto, o objetivo foi compreender as nuances, dúvidas e possíveis ambiguidades desse momento de retorno. Em termos metodológicos, a pesquisa buscou ser arrojada, lançando mão de um questionário online, apoiado pela literatura, e enviado aos alunos do curso no período de 2022.2. A partir dos resultados encontrados pode-se depreender que a retomada das aulas sub considerou os quase 2 anos de afastamento das aulas presenciais, requerendo dos estudantes o desenvolvimento de nova configuração em suas jornadas de vida (pessoal e profissional), numa perspectiva acadêmico-centrista. Ainda que representasse uma vitória ao vírus e esperança de dias melhores, o retorno à presencialidade escancara, ainda que com mudanças, a prevalência do antigo formato; ou seja, os avanços no que concerne à experiência exitosa de práticas didático-pedagógicas no ensino mediado por tecnologia - respeitadas às particularidades/ possibilidade de cada disciplina - foram descontinuados. Nesse sentido, em alguns casos, o acesso efetivo/ possível ao saber fica prejudicado, uma vez que a Universidade retoma um sistema inflexível de crenças (baseado na presencialidade), com miopias no tocante a sua capacidade de aprender e avançar com a formalização de formas alternativas de partilhar conhecimento - o que é, no mínimo, paradoxal em se tratando de uma casa de ensino-
Descrição: dc.descriptionThe present study aimed to capture the perceptions of students in the Production Engineering course at the Federal Fluminense University regarding the decision for an immediate return to in-person classes in the second semester of 2022. Considering the specificities, feelings, and uncertainties of that context, the objective was to comprehend the nuances, doubts, and possible ambiguities of this sudden return. Methodologically, the research aimed to be innovative by employing a data collection instrument supported by literature and distributed to the students during the mentioned timeframe. Based on the results, it can be inferred that the resumption of classes overlooked the nearly two years of absence from in-person education, requiring students to adapt their personal and professional lives to a more academically centered perspective. While it represented a victory over the virus and hope for better days, the return to in-person classes highlights the prevalence of old ways over new ones, revealing that advancements in didactic and pedagogical practices experienced through technology-mediated learning could be undermined, with consideration for the particularities and possibilities of each discipline. In this sense, in some cases, effective and feasible access to knowledge is compromised, as the University reverts to an inflexible belief system based on in-person instruction, demonstrating a shortsightedness regarding its ability to learn and progress through the formalization of alternative ways of sharing knowledge - which is, at the very least, paradoxical for an institution of higher learning.-
Descrição: dc.description86 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia COVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino mediado por tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectModalidades de Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020--
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade pública federal-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 pandemic-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-mediated learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching modalities-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titleA escola aprende? Avaliação das percepções dos alunos do curso de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense/Niterói sobre a imposição de retorno imediato à modalidade presencial após a pandemia COVID-19-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.