A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristiana Callai de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8060028242388784-
Autor(es): dc.contributorBarcellos, Camilla Torquatto-
Autor(es): dc.contributorSouza, Isabelle de Araujo Lima e-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7457661067170964-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5530511126444193-
Autor(es): dc.creatorCosta, Karen Lima da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26543-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751850-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa busca investigar as relações das crianças com a natureza, principalmente no cotidiano escolar da Educação Infantil. Entendo que é necessário discutir o confinamento das crianças em espaços fechados, visto que cada vez mais os pátios estão sendo concretados, como também, o trabalho pedagógico em folhas de atividades. Defendo que o contato com a natureza, ou, o trabalho pedagógico com elementos naturais contribui para a formação estética das crianças, como nos ensina Manoel de Barros, desperta o apreço pelas desimportâncias. Como referencial teórico, utilizo Paulo Freire, Léa Tiriba, Manoel de Barros, entre outros. A pesquisa de campo é realizada em uma escola de Educação Infantil, na qual proponho uma intervenção pedagógica, que é caminhar pelos arredores da escola, com a intenção de sensibilizar o olhar para ver as miudezas. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa (auto) biográfica e narrativa-
Descrição: dc.descriptionThis research seeks to investigate children's relationships with nature, especially in the school routine of Early Childhood Education. I understand that it is necessary to discuss the confinement of children in closed spaces, since more and more the patios are being concreted, as well as the pedagogical work in activity sheets. I argue that contact with nature, or, pedagogical work with natural elements, contributes to the aesthetic formation of children, as Manoel de Barros teaches us, awakens appreciation for unimportance. As a theoretical reference, I use Paulo Freire, Léa Tiriba, Manoel de Barros, among others. The field research is carried out in a kindergarten school, in which I propose a pedagogical intervention, which is to walk around the school's surroundings, with the intention of sensitizing the look to see the offal. As a methodological approach, I use (auto) biographical and narrative research.-
Descrição: dc.description56 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNatureza-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectNatureza-
Palavras-chave: dc.subjectNature-
Palavras-chave: dc.subjectChildhoods-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Título: dc.titleA folha borboleta: criança e natureza na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.