Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Eden Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Bruno Max de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:30:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:30:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24141 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751842 | - |
Descrição: dc.description | As diretrizes oficiais da Educação Básica e as pesquisas em ensino de Física recomendam, há muito tempo, uma reformulação profunda das práticas efetuadas nas escolas. Tais recomendações visam transformar o atual quadro dramático do ensino desta disciplina, que pouco ou nada colabora para a formação ampla dos estudantes, para uma realidade na qual o aprendizado da Física constitua-se efetivamente em instrumento para a compreensão do mundo pelos educandos. Nesse sentido, esta monografia apresenta os principais argumentos e justificativas pelos quais o uso da História e da Filosofia da Ciência tem sido largamente defendido como estratégia pedagógica para a reformulação e melhoria do ensino de Física. Além disso, serão indicadas algumas sugestões para a incorporação desta estratégia no processo de ensino-aprendizagem, bem como orientações destinadas a alertar o professor para armadilhas que tendem a transmitir visões deformadas sobre a Ciência para os alunos. Por fim, será proposta uma sequência didática alicerçada na articulação da perspectiva histórico-filosófica com uma atividade experimental com o objetivo de estudar a natureza do calor, obter seu equivalente mecânico, desencadear reflexões que auxiliem na construção de concepções mais adequadas dos conceitos de calor, trabalho, energia e sua conservação e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de visões mais apropriadas e críticas da Natureza da Ciência pelos educandos. | - |
Descrição: dc.description | The oficial guidelines of Basic Education and the researches in Physics teaching have recommended, since a long time ago, a profound reformulation in the practices effected in schools. Such recommendations aim at transforming the dramatic picture of this subject teaching, which very little or nothing collaborates to the broad students formation, towards a reality in which Physics learning effectively constitute in instrument of world understanding by the subjects of education. In this way, this monograph presents the main arguments and justifications through which the use of History and Phylosophy of Science has been widely defended as a pedagogical strategy to the reformulation and improvement of Physics teaching. Besides, some suggestions will be appointed to incorporate this strategy in the teaching learning process, as well as orientations destined to alert the teacher against traps which tend to transmit deformed visions about Science to the students. Finally, it will be proposed a didactic sequence founded on the articulation of the historical-philosophic perspective with an experimental activity with the objective of studying heat nature, obtaining its mechanical equivalent, promoting reflections that aid the construction of more adequate conceptions of heat, work, energy and its conservation, and, at the same time, contributing to the development of more appropriate and critical visions of the Nature of Science by the students. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física térmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equivalente mecânico do calor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física Térmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equivalente Mecânico do Calor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thermal Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanical Equivalent of Heat | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
Título: dc.title | A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: