Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sepulveda, José Antonio Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor | Loureiro, Marcello José Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Regis Eduardo Coelho Argüelles da | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Laís de Fátima Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:30:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:30:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30813 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751835 | - |
Descrição: dc.description | A fim de esboçar a trajetória histórica da democracia até se chegar ao conceito de gestão democrática na esfera pública do ensino básico no Brasil, foi realizado um diálogo com referenciais teóricos pertinentes para a compreensão sobre o tema. Foi observado um quadro de retenções e disputas em meio a diferentes fases e apropriações da ideia de democracia e, com isso, foram evidenciadas as lutas políticas a favor da redemocratização após 21 anos de ditadura militar no país. O retorno gradual de práticas democráticas na sociedade e na educação gerou garantias de realização de uma gestão democrática por Lei, então conquistadas através da nova Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e dos Planos Nacionais de Educação de 2001 e 2014. Apesar das garantias, vê-se uma distância muito grande entre a teoria e a prática de uma gestão democrática na escola, onde a comunidade deveria estar presente nas tomadas de decisões, descentralizando, assim, as relações de poder presentes na organização escolar. | - |
Descrição: dc.description | 34 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
Título: dc.title | O reflexo da construção histórico-social da democracia no princípio da gestão escolar democrática no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: