O reflexo da construção histórico-social da democracia no princípio da gestão escolar democrática no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSepulveda, José Antonio Miranda-
Autor(es): dc.contributorLoureiro, Marcello José Gomes-
Autor(es): dc.contributorCosta, Regis Eduardo Coelho Argüelles da-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Laís de Fátima Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30813-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751835-
Descrição: dc.descriptionA fim de esboçar a trajetória histórica da democracia até se chegar ao conceito de gestão democrática na esfera pública do ensino básico no Brasil, foi realizado um diálogo com referenciais teóricos pertinentes para a compreensão sobre o tema. Foi observado um quadro de retenções e disputas em meio a diferentes fases e apropriações da ideia de democracia e, com isso, foram evidenciadas as lutas políticas a favor da redemocratização após 21 anos de ditadura militar no país. O retorno gradual de práticas democráticas na sociedade e na educação gerou garantias de realização de uma gestão democrática por Lei, então conquistadas através da nova Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e dos Planos Nacionais de Educação de 2001 e 2014. Apesar das garantias, vê-se uma distância muito grande entre a teoria e a prática de uma gestão democrática na escola, onde a comunidade deveria estar presente nas tomadas de decisões, descentralizando, assim, as relações de poder presentes na organização escolar.-
Descrição: dc.description34 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Título: dc.titleO reflexo da construção histórico-social da democracia no princípio da gestão escolar democrática no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.