Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Sonia Regina Alves Nogueira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Nelson Ângelo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Odivaldo Cambraia | - |
Autor(es): dc.creator | Gama, Felipe Diniz de Araujo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:30:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:30:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6037 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751828 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho apresentado consiste em duas etapas fundamentadas nos conceitos de contextualização e experimentação, respectivamente. Na primeira, com objetivo de analisar se e como a contextualização dos artigos incluídos nessa seção vem sendo aplicada, examinou-se artigos publicados na seção “Experimentação no ensino de química” da Revista Química Nova na Escola entre 2008 e 2015. A análise dos artigos apurou: se apresentava alguma indicação de contextualização; qual a concepção de contextualização que estava sendo empregada; e se, durante esse período, houve oscilações na frequência e na concepção de contextualização proposta nos experimentos. Os resultados apontaram que a concepção de contextualização mais usual foi a de “exemplificação de fatos de do cotidiano”. Na segunda etapa, analisouse a utilização de experimentos ilustrativos x investigativos, utilizados como prática pedagógica e com o objetivo de auxiliar e complementar o ensino de química no ensino médio. Os experimentos foram realizados com indicadores naturais de pH e aplicados a alunos de uma escola da rede pública do estado do Rio de Janeiro. Os alunos responderam a uma diagnose e realizaram os experimentos; e, por fim, responderam ao questionário, a fim de verificar as ideias e opiniões sobre a utilização de experimentos durante as aulas. Com o resultado da análise dos artigos, com a realização dos experimentos e com as respostas do questionário foi possível concluir que a inserção de experimentos investigativos contextualizados nas aulas de química são de grande contribuição para a relação ensino-aprendizagem dos alunos | - |
Descrição: dc.description | The presented paper consists of two stages based on the concepts of contextualization and experimentation, respectively. At first, in order to analyze whether and how the contextualization has been applied in the articles included in this section, we examined the articles published in the section "Experimentation in chemistry teaching" from the journal Química Nova na Escola between 2008 and 2015. The analysis of the articles investigated: if it had some indication of contextualization; which conception of contextualization was being used; and if, during this period, there were fluctuations in the frequency and in the concept of contextualization proposed in the experiments. The results showed that the most usual conception of contextualization was the "exemplification of everyday facts." In the second stage, we analyzed the use of illustrative x investigative experiments, used as a pedagogical practice and with the goal to assist and complement the chemistry teaching in high school. The experiments were performed with natural indicators of pH and applied to students of a public school of the state of Rio de Janeiro. The students responded to a diagnosis and performed the experiments; and finally answered the questionnaire in order to check the ideas and opinions on the use of experiments during the classes. With the result of the analysis of the articles, with the experiments and the questionnaire responses we were able to conclude that the inclusion of contextualized investigative experiments in chemistry classes are great contribution to the students’ teaching-learning relationship | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogic practice | - |
Título: dc.title | Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: