O que (não) podemos falar sobre gênero e sexualidade na educação? a quem interessa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSepulveda, José Antonio Miranda-
Autor(es): dc.contributorSepulveda, Denize de Aguiar Xavier-
Autor(es): dc.creatorPaixão, Renata Juliana José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32337-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751821-
Descrição: dc.descriptionEm uma sociedade onde há décadas se busca a desmistificação de assuntos relacionados a gênero e sexualidade, a fim de compreender os papéis de gênero na sociedade atual, no Brasil, nos vemos em uma onda de conservadorismo que insiste em uma manutenção de valores retrógrados que põem em risco os avanços sociais, avançando cada vez mais do campo educacional para impor suas ideologias. O objetivo visa desmistificar os papéis naturais, inflexíveis e imutáveis dos gêneros a fim de sustentar o debate de que se gênero é uma construção social seus significados e papéis também podem ser ressignificados, não cabendo mais em uma sociedade moderna aceitar valores ultrapassados sob discursos conservadores baseados em religião, ainda mais considerando a laicidade do Estado brasileiro. A educação é um território fértil para o molde das identidades e subjetividades, por isso, é um terreno de disputas ideológicas, tendo o currículo — explícito ou oculto — como grande aliado, devemos nos atentar a como podemos utilizar essa ferramenta a nosso favor se almejamos uma sociedade livre de estereótipos que causam danos a uma sociedade como um todo.-
Descrição: dc.descriptionIn a society where for decades the demystification of issues related to gender and sexuality has been sought, in order to understand gender roles in today's society, in Brazil, we see ourselves in a wave of conservatism that insists on maintaining retrograde values that place social advances are at risk, advancing more and more from the educational field to impose their ideologies. The objective is to demystify the natural, inflexible and immutable roles of genders in order to support the debate that if gender is a social construction, its meanings and roles can also be re-signified, and it no longer fits in a modern society to accept outdated values under conservative discourses based on in religion, especially considering the secular nature of the Brazilian State. Education is a fertile territory for the molding of identities and subjectivities, therefore, it is a terrain of ideological disputes, having the curriculum - explicit or hidden - as a great ally, we must pay attention to how we can use this tool in our favor if we aim to a society free of stereotypes that harm society as a whole.-
Descrição: dc.description47 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectSexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectSexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectSexuality-
Palavras-chave: dc.subjectIdeology-
Título: dc.titleO que (não) podemos falar sobre gênero e sexualidade na educação? a quem interessa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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