Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sepulveda, José Antonio Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor | Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier | - |
Autor(es): dc.creator | Paixão, Renata Juliana José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:30:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:30:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32337 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751821 | - |
Descrição: dc.description | Em uma sociedade onde há décadas se busca a desmistificação de assuntos relacionados a gênero e sexualidade, a fim de compreender os papéis de gênero na sociedade atual, no Brasil, nos vemos em uma onda de conservadorismo que insiste em uma manutenção de valores retrógrados que põem em risco os avanços sociais, avançando cada vez mais do campo educacional para impor suas ideologias. O objetivo visa desmistificar os papéis naturais, inflexíveis e imutáveis dos gêneros a fim de sustentar o debate de que se gênero é uma construção social seus significados e papéis também podem ser ressignificados, não cabendo mais em uma sociedade moderna aceitar valores ultrapassados sob discursos conservadores baseados em religião, ainda mais considerando a laicidade do Estado brasileiro. A educação é um território fértil para o molde das identidades e subjetividades, por isso, é um terreno de disputas ideológicas, tendo o currículo — explícito ou oculto — como grande aliado, devemos nos atentar a como podemos utilizar essa ferramenta a nosso favor se almejamos uma sociedade livre de estereótipos que causam danos a uma sociedade como um todo. | - |
Descrição: dc.description | In a society where for decades the demystification of issues related to gender and sexuality has been sought, in order to understand gender roles in today's society, in Brazil, we see ourselves in a wave of conservatism that insists on maintaining retrograde values that place social advances are at risk, advancing more and more from the educational field to impose their ideologies. The objective is to demystify the natural, inflexible and immutable roles of genders in order to support the debate that if gender is a social construction, its meanings and roles can also be re-signified, and it no longer fits in a modern society to accept outdated values under conservative discourses based on in religion, especially considering the secular nature of the Brazilian State. Education is a fertile territory for the molding of identities and subjectivities, therefore, it is a terrain of ideological disputes, having the curriculum - explicit or hidden - as a great ally, we must pay attention to how we can use this tool in our favor if we aim to a society free of stereotypes that harm society as a whole. | - |
Descrição: dc.description | 47 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideology | - |
Título: dc.title | O que (não) podemos falar sobre gênero e sexualidade na educação? a quem interessa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: