O olhar de estudantes do ensino médio sobre a disciplina de Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Daniel Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12937-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751813-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Física tem como finalidade apresentar o olhar de estudantes do Ensino Médio sobre a disciplina de Física. Para isso foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Esse instrumento de coleta foi aplicado em duas escolas estaduais da área metropolitana do Rio de Janeiro pelos próprios professores de Física das unidades de ensino. Foram traçados dois objetivos para esta pesquisa, um geral e outro específico. O objetivo geral foi conhecer, por meio de levantamento junto aos estudantes do Nível Médio da Educação Básica suas concepções sobre a disciplina da Física, a fim de determinar pontos de convergências entre as mesmas e as principais recomendações para mudanças no ensino de Física, para os quais foram tomados como base comparativa os estudos realizados por Ricardo e Freire (2007) e Silva, Carneiro e Santos (2019). O objetivo específico foi a elaboração de uma sequência de ensino com a intencionalidade de promover uma aprendizagem com mais significado para a vida dos estudantes. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre as principais recomendações para o ensino de Física no Nível Médio nos documentos oficiais e pesquisas em ensino de Física. A metodologia adotada foi leitura, análise e agrupamento das respostas às perguntas do questionário. Essas perguntas eram direcionadas à sondagem sobre: motivação e gosto pelo estudo da Física; dificuldade/facilidade na aprendizagem da Física; a diferenciação entre Física e Matemática; possibilidades e dificuldades para melhor aproveitamento no estudo da Física; relação entre a Física estudada na escola e situações cotidianas; a importância da história das descobertas científicas no ensino das ciências da Natureza; o perfil/característica para um(a) bom(a) professor(a) de Física; temas de Física que gostaria de estudar. Como resultado, há uma proximidade das concepções da maioria dos participantes sobre o motivo do estudo da Física com as determinações dos documentos oficiais e das pesquisas de ensino. Sobre o gosto pela disciplina, houve um percentual surpreendente de alunos que gostam de estudar Física. O cálculo e a memorização são apontados como fatores que dificultam a aprendizagem e são as fontes de muitas dificuldades. Os participantes alegam perceber alguma diferença entre Física e Matemática. Alegam que uma boa relação professor-aluno contribui para um melhor aproveitamento da aprendizagem de Física. Informam que percebem a relação dos conteúdos de Física com o cotidiano, mas não com outras disciplinas. Ressaltam que é importante conhecer as histórias das descobertas científicas para aprofundar os conhecimentos e que um bom professor deve saber explicar, ser paciente e dedicado. O tema escolhido foi a Física das estrelas, com o qual, elaboramos uma sequência de ensino em que os estudantes poderão questionar, pesquisar, produzir conhecimentos e compartilhá-los entre si. Pretende-se com este trabalho contribuir para um ensino de Física mais condizente com a realidade dinâmica desta contemporaneidade-
Descrição: dc.descriptionThe present undergraduate work in Physics aims to present the view of high school students on the subject of Physics. For this purpose, a questionnaire with open and closed questions has been prepared. This collection instrument was applied in two state schools in the metropolitan area of Rio de Janeiro by the Physics teachers of the teaching units themselves. Two objectives were outlined for this survey, one general and the other specific. The general objective was to know, by means of a survey with the students of the Middle Level of Basic Education, their conceptions about the discipline of Physics, in order to determine points of convergence between them and the main recommendations for changes in the teaching of Physics, for which the studies carried out by Ricardo and Freire (2007) and Silva, Carneiro and Alves (2019) were taken as a comparative basis. The specific objective was the elaboration of a teaching sequence with the intention of promoting learning with more meaning for the students' lives. We conducted a literature review on the main recommendations for teaching physics at the secondary level in official documents and research in physics teaching. The methodology adopted was reading, analyzing and grouping the answers to the questions in the questionnaire. These questions were directed to the survey on: motivation and the enjoy for the study of Physics; difficulty/facility in learning Physics; differentiation between Physics and Mathematics; possibilities and difficulties for better use in the study of Physics; relationship between Physics studied at school and everyday situations; the importance of the history of scientific discoveries in the teaching of nature sciences; the profile/feature for a good Physics teacher; topics of Physics that I would like to study. As a result, there is a proximity of the conceptions of most participants about the reason for the study of Physics with the determinations of official documents and teaching research. About the liking for the subject, there was a surprising percentage of students who enjoy studying Physics. Calculation and memorization are pointed out as factors that make learning difficult and are the sources of many difficulties. Participants claim to notice some difference between Physics and Mathematics. In addition, a good teacher-student relationship contributes to a better enjoyment of learning Physics. They report that they perceive the relationship between the contents of Physics and everyday life, but not with other disciplines. They emphasize that it is important to know the stories of scientific discoveries in order to deepen knowledge and that a good teacher must know how to explain, be patient and dedicated. The theme chosen was the Physics of the Stars, with which, we developed a teaching sequence in which students will be able to question, research, produce knowledge and share it among themselves. The aim of this work is to contribute to a teaching of Physics more consistent with the contemporary dynamic reality-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica na escola-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção do alunado-
Palavras-chave: dc.subjectReflexão docente-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectFísica na escola-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção do alunado-
Palavras-chave: dc.subjectReflexão docente-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics at school-
Palavras-chave: dc.subjectPupil's perception-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher reflection-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching sequence-
Título: dc.titleO olhar de estudantes do ensino médio sobre a disciplina de Física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.