Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Peres, Lygia Rodrigues Vianna | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:37568956922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798428J7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10980757522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0888661145670871 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gelado, Gladys Viviana | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11009643222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0429008326338754 | - |
Autor(es): dc.creator | Storino, Maria Inês Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:30:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:30:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-03-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17533 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751802 | - |
Descrição: dc.description | El Mayor Monstruo del Mundo, obra escrita por el dramaturgo español Pedro Calderón de la Barca en el año de 1637, trae a la escena la tragedia de Herodes, el Tetrarca, soberano de Israel. La investigación de este trabajo se concentra en la verificación de los índices de tragedia, más específicamente, la función del Retrato de la protagonista en el tejer de la tragedia a lo largo de la obra. Así que, para este estudio, nos basamos en la teoría sobre el Teatro y también en la teoría sobre la Pintura. Nos llama la atención el hecho de que este objeto, el Retrato, le tome el lugar a la protagonista en determinados momentos de la obra. De esta manera, Mariene y su retrato se funden. Este objeto deja de ser un simple retrato y pasa a representar a la belleza de Mariene, anticipando el desenlace fatal del personaje. Por fin, delante do lo inevitable vaticinado, Herodes mata a Mariene, haciendo cumplir la profecía del astrólogo judío, pero cuando se da cuenta de lo que ha hecho, da fin a su propia vida. Calderón utiliza la temática de los celos, una vez más, como recurso dramático, así como las teorías de la pintura para la formalización del Retrato. Con estos recursos, Calderón convierte el drama en tragedia: es la victoria del mayor monstruo del mundo, los celos. | - |
Descrição: dc.description | Nos chama a atenção o fato deste objeto cênico, o Retrato, tomar o lugar da protagonista em dados momentos da obra. Desta forma, Mariene e seu retrato se fundem. Este objeto deixa de ser um simples retrato e passa a representar a beleza de Mariene, antecipando o desenlace fatal da personagem. Por fim, diante do inevitável previsto, Herodes mata Mariene, cumprindo a profecia do astrólogo judeu, mas quando se dá conta do que fez, dá fim a sua própria vida. Calderón utiliza a temática do ciúme, mais uma vez, a temática do ciúme como recurso dramático, assim como as teorias da pintura para a formalização do Retrato. Com estes recursos, Calderón converte o drama em tragédia: é a vitória do maior monstro do mundo, o ciúme. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calderón de la Barca, Pedro, 1600-1681 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedro Calderón de la Barca | - |
Palavras-chave: dc.subject | El mayor monstruo del mundo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro espanhol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura Espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barroco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciúme | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pintura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retrato | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura española | - |
Palavras-chave: dc.subject | Celos | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Mariene : uma personagem, um retrato | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: