Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Botelho, Thaynara Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Ana Maria Almeida da | - |
Autor(es): dc.contributor | Custodio, Letícia Fernanda de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Pedra, Millena Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:30:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:30:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16114 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751785 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho foi compreender a importância da assistência estudantil do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro e da Universidade Federal Fluminense, expondo seus limites, desafios e possibilidades. Há grande importância da assistência estudantil na vida do aluno(a) nas referidas instituições. Para tanto, analisamos as bolsas e auxílios de cada instituição e a relevância do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES e Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, onde pautam a ampliação, acesso e permanência de estudantes de baixa renda na educação superior. A pesquisa foi realizada a partir do embasamento no método do materialismo histórico dialético elaborado por Marx, e para atingir o objetivo, foram definidos como procedimentos metodológicos: a realização da pesquisa bibliográfica e de campo: com a observação do trabalho cotidiano e por meio de aplicação de questionário com as assistentes sociais de ambos campi. Diante disso, a partir dos questionários online, identificamos que o trabalho profissional do Serviço Social contribui para minimizar as expressões da questão social, principalmente no que tange a vulnerabilidade social. Observou-se também o fortalecimento com outras categorias, trabalho imprescindível dentro da assistência estudantil e como isso agrega na permanência dos estudantes com diferentes demandas apresentadas. | - |
Descrição: dc.description | This work attempts to comprehend the importance of the student social assistance programs from the Instituto Federal Fluminense (IFF) Campos Centro's campus and from the Universidade Federal Fluminense’s (UFF) campus, unearthing its limits, challenges, and possibilities. These social assistance programs have great significance to the lives of the students of said educational institutions. Therefore, we analyzed the scholarships and financial benefits provided by each institution and the relevance of the Programa Nacional de Assistência Estudantil (National Program for Student Assistance) – PNAES and Restruturação e Expansão das Universidades Federais (Restructuring and Expansion of the Federal Colleges) – REUNI, in which, the student body ampliation, access to higher education, and the permanence of low-income background students in college are presided. The research was based on Marx’s dialectical historical materialism and, to reach its goal, there were defined as methodological procedures: bibliographical and field research was realized through pollings with social workers from both campuses. Therefore, from the online questionnaires, we identified that the professional work of the Social Service contributes to minimize the expressions of the social issue, especially with regard to social vulnerability. It was also observed the strengthening with other categories, essential work within the student assistance and how it adds to the permanence of students with different demands presented. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Studants assistance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Assistência estudantil no Instituto Federal Fluminense campus Campos centro e na Universidade Federal Fluminense: limites, desafios e possibilidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: