UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: A EXPERIÊNCIA EM EMPRESAS BRASILEIRAS. LIÇÕES APRENDIDAS E FORMULAÇÃO DE CRITÉRIOS PARA GERENCIAMENTO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:20055676522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2-
Autor(es): dc.contributorSoares, Carlos Alberto Pereira-
Autor(es): dc.contributorCPF:85236748704-
Autor(es): dc.creatorMarquez, Angela de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2002-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751784-
Descrição: dc.descriptionThe competitive companies are noticing that to invest in their employees' training it is for managerial subjects or for coming pressures of the needs of the professional market, it brings positive results. In that sense, this work has the purpose of evaluating the practice of the Corporate Education in Brazilian companies in relation to the concepts of a Corporate University, proposed by Meister (1999) and to formulate administration criteria for the Corporate Universities. It was taken by base a case study in three active companies in the Brazilian market in the medical aid sections, in the telecommunications and in the financial section. As result is had that even with some limitations and that the return of its performance is not still indeed checked, it is undeniable that the optics proposal for existence of the corporate universities values, it provokes an enrichment and an evolution to the functions of the old training section. The people's development in the organizations raisin to have character continuous, permanent and linked to the objectives of the business. Besides, the partners of the business are included in the process of continuous learning of the Corporate Universities, the one that makes possible reinforce the strategic alliances. With that the education corporate raisin to receive a larger attention of the high step of the organizations and it is harnessed and it becomes indeed considered in the strategies of the organization.-
Descrição: dc.descriptionAs empresas competitivas vêm percebendo que investir na capacitação de seus funcionários seja por questões gerenciais ou por pressões provenientes das necessidades do mercado profissional, traz resultados positivos. Nesse sentido, este trabalho tem a finalidade de avaliar a prática da educação corporativa em empresas brasileiras em relação aos conceitos de uma universidade corporativos, propostos por Meister (1999) e formular critérios de gerenciamento para as universidades corporativas. Tomou-se por base um estudo de caso em três empresas atuantes no mercado brasileiro nos setores de assistência médica, de telecomunicações e no setor financeiro.Como resultado tem-se que mesmo com algumas limitações e que o retorno de sua atuação ainda não esteja efetivamente aferido, é inegável que a ótica proposta para existência das universidades corporativas valoriza, provoca um enriquecimento e uma evolução às funções do antigo setor de treinamento. O desenvolvimento de pessoas nas organizações passa a ter caráter contínuo, permanente e vinculado aos objetivos do negócio. Além disso, os parceiros do negócio são incluídos no processo de aprendizagem contínua das universidades corporativas, o que possibilita reforçar as alianças estratégicas. Com isso a educação corporativa passa a receber uma maior atenção do alto escalão das organizações e atrela-se e torna-se efetivamente considerada nas estratégias da organização.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades Corporativas-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do Conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação à Distância-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate Universities-
Palavras-chave: dc.subjectAdministration of the Knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectEducation at the Distance-
Palavras-chave: dc.subjectAdministration-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleUNIVERSIDADES CORPORATIVAS: A EXPERIÊNCIA EM EMPRESAS BRASILEIRAS. LIÇÕES APRENDIDAS E FORMULAÇÃO DE CRITÉRIOS PARA GERENCIAMENTO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.