Usando experimentação no ensino potencialmente significativo de óptica geométrica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorTort, Alexandre Carlos-
Autor(es): dc.contributorCastro, Maria Priscila Pessanha de-
Autor(es): dc.creatorDiniz, Robson Torres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4693-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751769-
Descrição: dc.descriptionCom o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de óptica no ensino médio, este trabalho propõe uma abordagem de ensino potencialmente significativo com uso de experimentação. O objetivo principal do trabalho é apresentar um experimento sobre óptica geométrica, que será introduzido na sala de aula como base da metodologia de ensino. O experimento é constituído de uma base de madeira e uma folha de papel A3 plastificada que servirá de banco óptico para as práticas, além de uma fonte de luz, um espelho plano e um espelho esférico. A proposta do trabalho é fazer com que os alunos possam através de práticas experimentais identificar os principais conceitos relacionados a óptica geométrica. O experimento tem como meta trazer a visualização dos fenômenos relacionados a este assunto e conecta-los com a teoria abordada nas aulas teóricas. Os conceitos serão apresentados experimentalmente em três aulas assim divididas: 1ª aula – reflexão da luz, 2ª aula – espelhos planos e 3ª aula – espelhos esféricos. Desta forma, teremos abordado os assuntos que se relacionam e dependem do conceito de reflexão da luz, tendo então a intenção de facilitar e potencializar o aprendizado dos conceitos teóricos já vistos em sala de aula a fim de propiciar uma aprendizagem potencialmente significativa. Como produto associado a esta dissertação elaboramos um documento à parte, que poderá ser usado por docentes do ensino médio, a fim de aplicar essa proposta em sala de aula-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionIn order to contribute to improving the teaching of optics in high school, this dissertation proposes an approach with the use of potentially meaningful teaching with experimentation. The main objective of the study is to present an experiment on geometric optics, which will be introduced in the classroom as basics of the teaching methodology. The experimental apparatus consists of a wooden base and a laminated A3 sheet of paper that will serve as the optical bench to the practical as well as a light source, a plane mirror and a spherical mirror. The purpose of this study is to make students through experimental practices to identify the main concepts related to geometric optics, using mainly light reflection. The experiment aims to allow to visualize the related phenomena to this topic and related them to the theoretical. The concepts will be experimentally presented in three classes divided as follows: 1 st class – reflection of light, 2 st class – mirrors plans and 3 st class – spherical mirrors. Thus, we have addressed the issues that relate to and depend on the theoretical concepts discussed in the classrooms to facilitate and enhance learning. As a product of this dissertation, an extra document was prepared so that it can be used for teachers of high school-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino potencialmente significativo-
Palavras-chave: dc.subjectÓptica geométrica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectFísica experimental-
Palavras-chave: dc.subjectÓptica geometria-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Palavras-chave: dc.subjectPotentially meaningful teaching-
Palavras-chave: dc.subjectGeometric optics-
Título: dc.titleUsando experimentação no ensino potencialmente significativo de óptica geométrica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.