Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paula, Maria de Fátima Costa de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:64118096749 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795700A2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Valdelúcia Alves da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:24011333422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3766561922402070 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sobreira, Henrique Garcia | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:65476198022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0829396401130024 | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Maurício Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:30:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:30:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17630 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751765 | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho foi realizado em duas escolas municipais do Rio de Janeiro, a partir de entrevistas com professores e alunos a respeito de temas ligados aos fenômenos disciplinares. Freud (Totem e Tabu, 1996), Foucault (Vigiar e Punir, 2000) e Adorno (Educação e Emancipação, 2000) foram os principais referenciais teóricos com os quais trabalhamos. O cruzamento destes autores nos permitiu analisar, entre outras questões, a evolução e a transmissão da punição como prática disciplinar. Fizemos um retorno aos nossos primitivos descendentes e deles retiramos características essenciais que puderam ser analisadas na formação da sociedade disciplinar e na aproximação dos problemas que encontramos nos dias atuais. O desenvolvimento deste estudo nos mostrou como o tabu manteve inconsciente a presença da punição. Nossos dados empíricos revelaram que os professores ainda utilizam a punição para conter as manifestações disciplinares dos alunos. Acreditamos que a imagem passada da profissão pode despertar sentimentos ambivalentes nos alunos, que se dirigem contra os docentes como sendo representantes simbólicos da função de castigar. A partir desta imagem, a (in)disciplina se desenvolve e penetra no cotidiano das salas de aula com força suficiente para despertar confrontos entre professores e alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivo e punição na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manejo de classe | - |
Palavras-chave: dc.subject | (In)disciplina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Punição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auto-reflexão do educador | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Tabu, poder e punição : alternativas de análise da (in)disciplina na escola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: