Tabu, poder e punição : alternativas de análise da (in)disciplina na escola

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, Maria de Fátima Costa de-
Autor(es): dc.contributorCPF:64118096749-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795700A2-
Autor(es): dc.contributorCosta, Valdelúcia Alves da-
Autor(es): dc.contributorCPF:24011333422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3766561922402070-
Autor(es): dc.contributorSobreira, Henrique Garcia-
Autor(es): dc.contributorCPF:65476198022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0829396401130024-
Autor(es): dc.creatorCruz, Maurício Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17630-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751765-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho foi realizado em duas escolas municipais do Rio de Janeiro, a partir de entrevistas com professores e alunos a respeito de temas ligados aos fenômenos disciplinares. Freud (Totem e Tabu, 1996), Foucault (Vigiar e Punir, 2000) e Adorno (Educação e Emancipação, 2000) foram os principais referenciais teóricos com os quais trabalhamos. O cruzamento destes autores nos permitiu analisar, entre outras questões, a evolução e a transmissão da punição como prática disciplinar. Fizemos um retorno aos nossos primitivos descendentes e deles retiramos características essenciais que puderam ser analisadas na formação da sociedade disciplinar e na aproximação dos problemas que encontramos nos dias atuais. O desenvolvimento deste estudo nos mostrou como o tabu manteve inconsciente a presença da punição. Nossos dados empíricos revelaram que os professores ainda utilizam a punição para conter as manifestações disciplinares dos alunos. Acreditamos que a imagem passada da profissão pode despertar sentimentos ambivalentes nos alunos, que se dirigem contra os docentes como sendo representantes simbólicos da função de castigar. A partir desta imagem, a (in)disciplina se desenvolve e penetra no cotidiano das salas de aula com força suficiente para despertar confrontos entre professores e alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo e punição na educação-
Palavras-chave: dc.subjectManejo de classe-
Palavras-chave: dc.subject(In)disciplina-
Palavras-chave: dc.subjectPunição-
Palavras-chave: dc.subjectAuto-reflexão do educador-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleTabu, poder e punição : alternativas de análise da (in)disciplina na escola-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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