As classes de gramática na Ratio Studiorum (1599) à luz da historiografia linguística

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKaltner, Leonardo Ferreira-
Autor(es): dc.contributorCavaliere, Ricardo Stavola-
Autor(es): dc.contributorFlorêncio, Francisco de Assis-
Autor(es): dc.creatorLopes, Janaina Fernanda de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14893-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751763-
Descrição: dc.descriptionA escolarização formal no Brasil, nos primeiros anos de colonização, deu-se pelos padres jesuítas, através da Companhia de Jesus. O ensino tinha por finalidade a catequização dos nativos da terra e pautava-se nas orientações da Ratio Studiorum, a partir de 1599. Esse documento orientava os colégios jesuíticos em toda a Europa, que cresciam em quantidade e em número de alunos. Tendo em vista a relevância desse documento na formação do ensino brasileiro, nossa pesquisa tem como objetivo descrever e analisar as disciplinas de gramática na Ratio atque Institutio Studiorum (1599) da Societas Iesu, a Companhia de Jesus, que prescrevia o uso da gramática latina de Manuel Álvares. Ainda pretendemos fazer um levantamento das classes de gramática em solo brasileiro nos primeiros anos de colonização, com a chegada da Companhia de Jesus, através do padre Manuel da Nóbrega. Para isso, faz-se necessário retroceder à origem da educação humanística em Portugal, antes da fundação da Companhia de Jesus, em 1534. Deste modo, este trabalho pauta-se pela análise teórico-metodológica da Historiografia Linguística, que possibilita conhecer de que modo o saber linguístico foi apreendido e qual o contexto em que o documento de análise foi produzido. Os procedimentos metodológicos utilizados serão a revisão bibliográfica e a análise documental, analisando o método pedagógico dos jesuítas, tendo como fonte a obra de Leonel Franca (1952), entre outros. Por fim, esperamos, com esta pesquisa, conhecer o pensamento linguístico que norteou o ensino das primeiras escolas do período quinhentista e quais ainda permanecem na atualidade, na educação humanística-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionFormal schooling in Brazil in the early years of colonization was by Jesuit priests through the Society of Jesus. The purpose of the teaching was to catechize the natives of the earth and was based on the orientations of the Ratio Studiorum from 1599. This document guided the Jesuit colleges throughout Europe, which grew in number and number of students. Given the relevance of this document in the formation of Brazilian education, our research aims to describe and analyze the grammar disciplines in the Societas Iesu Ratio atque Institutio Studiorum (1599), the Society of Jesus, which prescribed the use of Latin grammar by Manuel Alvares. We still intend to make a survey of grammar classes in Brazilian soil in the early years of colonization, with the arrival of the Society of Jesus, through Father Manuel da Nobrega. For this, it is necessary to go back to the origin of humanistic education in Portugal, before the foundation of the Society of Jesus, in 1534. Thus, this work is guided by the theoretical-methodological analysis of Linguistic Historiography, which makes it possible to know how the linguistic knowledge was learned and the context in which the analysis document was produced. The methodological procedures used will be the literature review and the documentary analysis, analyzing the Jesuit pedagogical method, having as source the work of Leonel Franca (1952), among others. Finally, we hope, with this research, to know the linguistic thinking that guided the teaching of the first schools of the 16th century and which still remain today in humanistic education-
Descrição: dc.description123 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia linguística-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil quinhentista-
Palavras-chave: dc.subjectRatio Studiorum.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação jesuítica-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino religioso-
Palavras-chave: dc.subjectJesuíta-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistic historiography-
Palavras-chave: dc.subject16th century Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectRatio Studiorum-
Palavras-chave: dc.subjectJesuit education-
Título: dc.titleAs classes de gramática na Ratio Studiorum (1599) à luz da historiografia linguística-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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