Mapeando a economia compartilhada no Brasil: um estudo configuracional tipológico sobre os modelos de negócios das empresas brasileiras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Sergio Ricardo da Silveira-
Autor(es): dc.contributorFrança, Sergio Luiz Braga-
Autor(es): dc.contributorMacke, Janaina-
Autor(es): dc.creatorMartins Filho, Euricerio Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9731-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2019.mp.09893080738-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751744-
Descrição: dc.descriptionO ato de compartilhar é tão antigo quanto a história da humanidade e as ações voltadas para o compartilhamento têm modelado comportamentos de consumo na sociedade. Tal assunto vem sendo alvo de diversos estudos nos níveis acadêmicos e de mercado, o que inclui nesse movimento os estudos sobre a Economia Compartilhada e seus diferentes matizes. A Economia Compartilhada tem emergido nos últimos anos como uma abordagem disruptiva à maneira tradicional de planejar, modelar e fazer negócios entre empresas e entre pessoas. Este fenômeno ganhou um significativo impulsionamento em uma ampla gama de domínios, incluindo empreendedorismo, inovação, tecnologia e gestão em sua forma mais ampla. Apesar desta onda e interesse mercadológico e acadêmico, há uma falta de pesquisa mais aprofundada em suas diferentes óticas, principalmente na crescente diversidade de modelos de negócios de economia compartilhada e as implicações para o crescimento dos negócios, impacto na comunidade, sustentabilidade e políticas públicas. Grande parte das pesquisas existentes estão concentradas em publicações internacionais e no Brasil o assunto é bastante imaturo refletindo-se em pesquisas muito escassas. Desta forma, essa pesquisa procura alavancar um rigoroso método comparativo, o fs/QCA (Análise Qualitativa Comparativa do tipo fuzzy), para avaliar modelos de negócios de 12 empresas inseridas na economia compartilhada no Brasil. Aproveitando um rico conjunto de dados qualitativos extraídos de pesquisas e trabalhos existentes, esta pesquisa investiga os atributos dos modelos de negócios de economia compartilhada revelando por final uma configuração tipológica que representa a constelação de modelos de negócios das empresas inseridas na economia compartilhada no Brasil. Por fim, são explorados dilemas e paradoxos emergentes, bem como as implicações para startups, pesquisadores e demais interessados no contexto da economia compartilhada em âmbito nacional e internacional.-
Descrição: dc.descriptionThe act of sharing is as ancient as humankind’s history and actions focused on sharing have been modeling consumer behavior in our society. This subject has been targeted by many studies from academic and market levels, in which is included the studies about sharing economy and its different hues. Sharing economy has emerged in the last years as a disruptive approach to the traditional way of planning, modeling and making business between companies and people. This phenomenon earned a significant leverage in a wide gamma of domains, including entrepreneurship, innovation, technology and management in its widest ways. Although this trend and interest, academic and marketwise speaking, there’s a lack of a deepest research of its different views, such as ontology, technological facilitators, social boosters (consuming behavior) and mainly in the rising diversity of business models in shared economy and it’s implications to business growth, community impact, sustainability and public politics. Most parto of the existing researches are concentrated in the international scope. On the other hand, the subject is still very immature in Brazil, reflecting itself in shallow researches. Thus, this research aims to leverage a rigorous comparative methodology, the fs/QCA (Quantitative Comparative Analysis of fuzzy-set type), to evaluate business models from 12 brazilian companies inserted in the sharing economy in Brazil. Taking advantage of a rich set of qualitative data extracted from existing researches and other publications, this research investigates the attributes of business models in the sharing economy, revealing by the end a unique typological configuration that represents the constellation of business models of the companies within Brazil’s sharing economy business scope. Emerging dilemmas and paradoxes are explored, as well as the implications of business models for startups, researches e other interested parties in the context of sharing economy in both national and international scope.-
Descrição: dc.description112 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia compartilhada-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia compartilhada-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectShared economy-
Palavras-chave: dc.subjectManagement model-
Título: dc.titleMapeando a economia compartilhada no Brasil: um estudo configuracional tipológico sobre os modelos de negócios das empresas brasileiras-
Título: dc.titleMapping the sharing economy in Brazil: a typological configurational study on business models of brazilian companies-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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