Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maksud, Ivia Maria Jardim | - |
Autor(es): dc.contributor | Azize, Rogério Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Uziel, Anna Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Elaine Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Dresch, Virginia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4864161386343070 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5338114042740741 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8476641633359346 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4721672637528871 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5788713244924150 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0862322262206467 | - |
Autor(es): dc.creator | Vargas, Annabelle de Fátima Pereira Modesto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:30:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:30:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8809 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751740 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação investiga, a partir de uma perspectiva antropológica, a utilização de medicamentos ansiolíticos por mulheres jovens. A partir de entrevistas com moradoras da cidade de Niterói-RJ, integrantes das chamadas camadas médias urbanas, buscou-se compreender os diferentes significados atribuídos a esses medicamentos. Através da análise dos ―itinerários de vida das jovens discute-se as relações entre gênero e o uso de ansiolíticos, a construção de explicações para a saúde mental, o papel da internet e da mídia como possíveis difusoras de sintomas e a relação com os chamados ―especialistas da cura. A pesquisa evidenciou como são elaborados os esquemas de utilização e partilha dos medicamentos, podendo-se concluir que estes possuem um duplo papel na vida das jovens: ora são encarados como ferramentas fundamentais para o processo de cura e ora são vistos como objeto de consumo fácil. O Rivotril apresenta-se como um representante paradigmático dos ansiolíticos por sua evidência midiática e frequência com que aparece nas histórias. Destaca-se, então, a necessidade de novas pesquisas sobre a utilização de medicamentos por jovens, por ser um campo ainda pouco explorado | - |
Descrição: dc.description | This dissertation investigates, from an anthropological perspective, the use of anxiolytic drugs by young women. By interviewing residents from the town of Niterói - RJ, members of the so-called urban middle-class, it was attempted to understand the different meanings attributed to those drugs.Through the analysis of the ―life paths" of young women, issues such as the relation between gender and anxiolytic use, explanations for mental health, the role of the internet and media as possible symptom diffusers and the relation to so-called "cure experts" are discussed. The research showed how schemes for use and distribution of the drugs are designed, which allowed the conclusion that such drugs present a double role in the lives of young people: at times, seen as fundamental tools for the healing process, at times considered objects for easy consumption. Rivotril is presented as a paradigmatic representative of anxiolytics due to its media exposure andhow often it appears in narratives. The need for further research on the use of drugs by young people is stressed, for it consists in a still poorly explored field. Keywords: Young women. Anxiolytics. Rivotril | - |
Descrição: dc.description | 135 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiolíticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rivotril | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiolítico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Young women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anxiolytics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rivotril | - |
Título: dc.title | Itinerários de vida: um olhar sobre o uso de ansiolíticos entre mulheres jovens | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: