Uma imagem vale mais que mil palavras: a identidade sociocultural da mulher na comédia italiana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Marcia Paraquett-
Autor(es): dc.contributorCPF:35968965922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790614U6-
Autor(es): dc.contributorSilva, Antonio Carlos Amâncio da-
Autor(es): dc.contributorCPF:24743518768-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798655Z6-
Autor(es): dc.contributorGullo, Annita-
Autor(es): dc.contributorCPF:63457800922-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7232233419726087-
Autor(es): dc.contributorLombardi, Andrea-
Autor(es): dc.contributorCPF:63541122322-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0674677991040682-
Autor(es): dc.contributorMonnerat, Rosane Santos Mauro-
Autor(es): dc.contributorCPF:24598679522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700829H0-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Livia Maria de Freitas Reis-
Autor(es): dc.contributorCPF:56897859622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798481J1-
Autor(es): dc.contributorPeres, Lygia Rodrigues Vianna-
Autor(es): dc.contributorCPF:37568956922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798428J7-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Cristiana Cocco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18347-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751726-
Descrição: dc.descriptionThe present paper aimed at analysing three fiction feature-films, which belonged to the Italian comedy genre, in order to identify sociocultural identity signs of the Italian woman from the 1940 s so far. It presupposed that the Italian people are historically multicultural, especially the Italian woman who presents several sociocultural identities revealed in the movies that are on focus in this work. As a starting point, the analysis was done by delimitating three categories: Discourse, Gestures and Expression. Besides, female characters were analysed in their private and public universes so that it was possible to observe their speech, gestures and expressions in their homes and also in public atmosphere. So sociocultural signs could be detected and join this research as the main object, that is, the Italian women from the past and the ones in the present world, in a way that it can be possible to improve these concepts related to the female identities of contemporaneous women in the Western world. The sociocultural situation these women face nowadays, that is, the amount of tasks which they end up having to perform as mothers, wives, housewives and workers, simply prove that sociocultural data can be analysed by the observation and focus on fiction feature-films of the Italian comedy genre. By working on this paper, points related to theories of identity studies could be detected since the Renaissance up to now, as well as the multiculturality of the Italian people and the history of the Italian cinema. The underlying theory on this paper is based on Critical Applied Linguistics (CAL) concepts which emphasize the importance of critical and problematizing researches in order to help the redescription of social life, in the light of fragmentation, heterogeneity and complexity of the contemporaneous social individual.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEsta tese analisou três filmes de longa metragem de ficção, pertencentes ao gênero comédia italiana, com o propósito de identificar marcas identitárias socioculturais da mulher italiana da década de 40 até os dias de hoje. Partiu-se do pressuposto de que o povo italiano é historicamente multicultural e que, mais especificamente, a mulher italiana apresenta várias identidades socioculturais, reveladas nos filmes que constituíram o corpus da pesquisa. A análise foi feita a partir da delimitação de três categorias, a saber, a do Discurso, a dos Gestos e a da Expressão. Além disso, observou-se o comportamento das personagens femininas em seus universos público e privado, ou seja, deu-se atenção às falas, gestos e expressões daquelas mulheres dentro de suas casas e em ambientes públicos. Desta forma, puderam ser depreendidas marcas socioculturais inerentes ao objeto de pesquisa, ou seja, às mulheres italianas de ontem e da atualidade, ampliando estes conceitos às identidades femininas das mulheres contemporâneas do mundo ocidental. A situação sociocultural das mulheres da atualidade, como o acúmulo de tarefas que resvala na dificuldade de permanecerem em seus papéis de mães/esposas/donas de casa e trabalhadoras, veio a comprovar que dados socioculturais podem ser averiguados através da observação e análise de filmes de longa metragem de ficção do gênero comédia italiana. Na tese, foram levantadas, ainda, questões ligadas às teorias norteadoras dos estudos identitários desde o Renascimento até a atualidade, à multiculturalidade do povo italiano e à história do cinema italiano. A teoria subjacente à tese valeu-se de conceitos expressos pela Lingüística Aplicada Crítica (LAC), que enfatiza a relevância de pesquisas de cunho crítico e problematizante para auxiliar na re-descrição da vida social, à luz da fragmentação, heterogeneidade e complexidade do sujeito social contemporâneo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade sociocultural feminina-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectFilmes-
Palavras-chave: dc.subjectComédia italiana-
Palavras-chave: dc.subjectFemale sociocultural identity-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalism-
Palavras-chave: dc.subjectItalian comedy movies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleUma imagem vale mais que mil palavras: a identidade sociocultural da mulher na comédia italiana-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.