Práticas estratégicas das micro e pequenas empresas associadas ao Metalsul para sobrevivência no mercado: estudo embasado nas perspectivas do Balanced Scorecard

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ualison Rébula de-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Júlio César Andrade de-
Autor(es): dc.contributorLefèvre, Fernando-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Vivian Magalhães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751725-
Descrição: dc.descriptionAs Micro e Pequenas Empresas (MPEs) representam 42% dos empregos gerados e 27% do PIB no Brasil. Esta relevância para a economia tem despertado interesse de diversos autores para este tipo de organização. Existem várias pesquisas do SEBRAE que apontam os problemas das MPEs que colaboram para o seu fechamento. A presente pesquisa, em sentido totalmente oposto, procura levantar as atividades estratégicas de sucesso para fazer que as MPEs permaneçam em funcionamento. Dessa forma o objetivo desta pesquisa é levantar o que as MPEs fazem e como atuam para alcançar a vantagem competitiva e sobreviver no mercado complexo e volátil da atualidade. Para a consecução do referido objetivo, adotou-se dois métodos: (1) pesquisa de levantamento com questionário fechado para a primeira etapa da pesquisa; (2) pesquisa de levantamento com questionário estruturado e utilização do Discurso do Sujeito Coletivo para análise. Para tanto, foram selecionadas empresas associadas no sindicato Metalsul com mais de cinco anos de constituição e efetuou-se a pesquisa com base nas perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), a saber: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Como resultados, a presente pesquisa detectou que as empresas analisadas não são frágeis e são capazes de se organizar para implementar suas estratégias, que não sentem a necessidade de formalizar todas suas atividades de gestão e que podem desenvolver métodos apropriados para analisar sua eficiência e eficácia. Por fim, conclui-se que é possível mostrar aos empreendedores e gestores de MPEs a possibilidade de gerir de modo sustentável uma organização com atividades de gestão apropriadas e criativas.-
Descrição: dc.descriptionMicro and Small Enterprises (MSEs) represent 42% of jobs generated and 27% of GDP in Brazil. This relevance for an economy has aroused the interest of several authors for this type of organization. There are several SEBRAE’s surveys that point out the problems of the MSEs that collaborate in its closure. The present research, in a totally opposite sense, seeks to understand the strategic activities of success that keep MSEs in operation. Thus, the objective of this research is to raise what MSEs do as they act to reach competitive advantage and survive in today's complex and volatile market. In order to achieve this objective, two methods were adopted: (1) a survey with a closed questionnaire for a first stage of the research; (2) a survey with a structured questionnaire and the use of the discourse of the collective subject for analysis. In order to do so, we selected Metalsul’s members with more than five years present on local market and carried out a research based on the perspectives of the Balanced Scorecard (BSC): financial, customer, internal processes and learning and growth. As results, the present research detected that the companies analyzed are not fragile and they are able to organize themselves to implement their strategies. The managers of these MSE’s don’t believe its essential to formalize strategies of all management activities and, also, they believe to be able to develop methods according to their need to analyze their efficiency and effectiveness. Finally, it is concluded that it is possible to manage MSEs in a sustainable way with creative and appropriate activities.-
Descrição: dc.description142 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectMicro e pequenas empresas-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso do sujeito coletivo-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectBalanced Scorecard-
Palavras-chave: dc.subjectPequena empresa-
Palavras-chave: dc.subjectMicroempresa-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness strategy-
Palavras-chave: dc.subjectMicro and small enterprises-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse of the collective subject-
Título: dc.titlePráticas estratégicas das micro e pequenas empresas associadas ao Metalsul para sobrevivência no mercado: estudo embasado nas perspectivas do Balanced Scorecard-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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