Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCova, Rose Mary Latini-
Autor(es): dc.contributorBampi, Maria Luísa Furlin-
Autor(es): dc.contributorFarias, Florence Moellman Cordeiro de-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Igor Lucio Louchard de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31535-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751688-
Descrição: dc.descriptionEsse estudo teve por objetivo a elaboração de um material didático-instrucional, que visa auxiliar professores(as) a saírem de um lugar comum nas suas práticas pedagógicas, através da implementação de aulas que contemplem uma visão decolonial e contra-hegemônica do Ensino de Química, no sentido de trazer luz à epistemes historicamente marginalizadas pelo colonialismo estabelecido. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, visando compreender conceitos que pudessem auxiliar na produção desse material, e trazer embasamento teórico à produção do Produto Educacional propriamente dito. Dentre os principais conceitos, destacam-se As Epistemologias do Sul, o Racismo Epistêmico, Linha Abissal, Epistemicídio, Desobediência Epistêmica, entre outros. Além disso, entendendo que um trabalho com viés decolonial não poderia ser desenvolvido sem a participação de outros(as) professores(as), com suas visões de mundo e de educação particulares, participaram como sujeitos da pesquisa 16 professores(as) de diferentes áreas de conhecimento. Estes profissionais responderam a um questionário elaborado nesse trabalho, usando como ferramenta o Google Forms, cujo objetivo foi identificar diferentes olhares e vivências sobre o tema e sua inserção no ensino, levando em consideração as especificidades da formação e atividade docente, no sentido de contribuir para a elaboração do produto educacional. Os resultados apontam que o tema decolonialidade, e todas as implicações relacionadas ao assunto, são pouco exploradas nos cursos de licenciatura nas áreas de Ciências da Natureza, e consequentemente nas salas de aula desses(as) professores(as). Dessa forma, foi desenvolvido um Produto Educacional, intitulado Construindo Caminhos Para um Ensino de Química Decolonial, que contém um Minicurso construído a partir da colaboração dos sujeitos da pesquisa, e voltado para a formação inicial e continuada de professores(as) de Química, podendo ser adaptado para outras disciplinas. Tal material poderá sofrer modificações ou adaptações de acordo com as especificidades inerentes à sua aplicação, tais como tempo de execução, espaço físico disponível, número de participantes do Minicurso, dentre outros fatores.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study was to develop a didactic-instructional material, which aims to help teachers to leave a common place in their pedagogical practices, through the implementation of classes that contemplate a decolonial and counter-hegemonic vision of Chemistry Teaching , in the sense of bringing light to epistemes historically marginalized by established colonialism. In this sense, a qualitative research was carried out, aiming to understand concepts that could help in the production of this material, and bring theoretical basis to the production of the Educational Product itself. Among the main concepts, the epistemologies of the South, Epistemic Racism, Abyssal Line, Epistemicide, Epistemic Disobedience, among others, stand out. In addition, understanding that work with a decolonial bias could not be developed without the participation of other teachers, with their particular worldviews and education, 16 teachers from different areas participated as research subjects. of knowledge. These professionals answered a questionnaire prepared in this work, using Google Forms as a tool, whose objective was to identify different perspectives and experiences on the subject and its insertion in teaching, taking into account the specificities of teaching training and activity, in order to contribute to the elaboration of the educational product. The results indicate that the theme of decoloniality, and all the implications related to the subject, are little explored in undergraduate courses in the areas of Natural Sciences, and consequently in the classrooms of these teachers. In this way, an Educational Product was developed, entitled Construindo Caminhos Para um Ensino de Química Decolonial, which contains a Mini-course built from the collaboration of the research subjects, and aimed at the initial and continued training of Chemistryteachers, be adapted to other disciplines. Such material may undergo modifications or adaptations according to the specificities inherent to its application, such as execution time, physical space available, number of participants in the Mini-course, among other factors-
Descrição: dc.description70 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologias decoloniais-
Palavras-chave: dc.subjectMinicurso-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDeocolonial epistemologies-
Palavras-chave: dc.subjectMinicourse-
Título: dc.titlePerspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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