PROPOSTA DE UM MODELO DE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PARA IES BRASILEIRAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorCPF:11133344422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorHaddad, Assed Naked-
Autor(es): dc.contributorCPF:70953970744-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Paulo Robert C. F. de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-04-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18332-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751686-
Descrição: dc.descriptionThis Thesis discusses the last ten years higher education competitive scenery. In fact, it became much more competitive and the Institutions have been developing some news management competences. In that case, it must reach a competitive advantage using a correct strategic alternatives. On the other hand, the classic competitive strategy models, like PORTER Generic Strategies , is not available to be considered in a brazilian higher education context as it has some peculiarity. So, to develope some strategy analysis, it s necessary to consider a news drivers. Academic qualifications and management innovations appears as new issues to be considered in a new model. It was developed based on a deep theoretical study and a research including eight brazilian Universities.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação aborda as transformações em que o setor de educação superior brasileiro passou nos últimos dez anos. Diante de um cenário mais competitivo e de uma maior complexidade operacional, as IES tiveram de adotar uma gestão mais profissionalizada. Este processo de amadurecimento gerencial exige que as IES adotem um posicionamento competitivo claro perante o mercado, no sentido de conquistar uma vantagem competitiva sustentável. Para tanto, está sendo proposto um novo modelo conceitual para o posicionamento estratégico de IES que considera as condições intrínsecas do setor no País. Neste modelo, os Parâmetros associados à Excelência Acadêmica e Inovação Administrativa são considerados como os novos direcionadores estratégicos e definem os quadrantes de posicionamento competitivo. Este modelo foi concebido a partir de uma consistente análise teórica, sendo testado por uma pesquisa desenvolvida com oito IES brasileiras, onde pôde-se observar na prática a funcionalidade do modelo, associando as ações que as IES vêm adotando para fazer frente aos novos desafios de mercado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia Competitiva-
Palavras-chave: dc.subjectPosicionamento de Mercado-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitividade. IES.-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitive Strategy. Strategic Alternatives. Competitive Advantage. Higher Education.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titlePROPOSTA DE UM MODELO DE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PARA IES BRASILEIRAS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.