Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Helder Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11133344422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=null | - |
Autor(es): dc.contributor | Haddad, Assed Naked | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:70953970744 | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Paulo Robert C. F. de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:30:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:30:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-04-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18332 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751686 | - |
Descrição: dc.description | This Thesis discusses the last ten years higher education competitive scenery. In fact, it became much more competitive and the Institutions have been developing some news management competences. In that case, it must reach a competitive advantage using a correct strategic alternatives. On the other hand, the classic competitive strategy models, like PORTER Generic Strategies , is not available to be considered in a brazilian higher education context as it has some peculiarity. So, to develope some strategy analysis, it s necessary to consider a news drivers. Academic qualifications and management innovations appears as new issues to be considered in a new model. It was developed based on a deep theoretical study and a research including eight brazilian Universities. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação aborda as transformações em que o setor de educação superior brasileiro passou nos últimos dez anos. Diante de um cenário mais competitivo e de uma maior complexidade operacional, as IES tiveram de adotar uma gestão mais profissionalizada. Este processo de amadurecimento gerencial exige que as IES adotem um posicionamento competitivo claro perante o mercado, no sentido de conquistar uma vantagem competitiva sustentável. Para tanto, está sendo proposto um novo modelo conceitual para o posicionamento estratégico de IES que considera as condições intrínsecas do setor no País. Neste modelo, os Parâmetros associados à Excelência Acadêmica e Inovação Administrativa são considerados como os novos direcionadores estratégicos e definem os quadrantes de posicionamento competitivo. Este modelo foi concebido a partir de uma consistente análise teórica, sendo testado por uma pesquisa desenvolvida com oito IES brasileiras, onde pôde-se observar na prática a funcionalidade do modelo, associando as ações que as IES vêm adotando para fazer frente aos novos desafios de mercado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia Competitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Posicionamento de Mercado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competitividade. IES. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competitive Strategy. Strategic Alternatives. Competitive Advantage. Higher Education. | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | PROPOSTA DE UM MODELO DE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PARA IES BRASILEIRAS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: