Sujeitos surdos e suas identidades: perspectivas inclusivas no ensino de física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Aline Gomes da-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues de-
Autor(es): dc.creatorMota, Viviane Medeiros Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31541-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751669-
Descrição: dc.descriptionA legislação brasileira estabelece a oferta de vagas a todos os estudantes, sem nenhuma forma de discriminação, acesso à educação. Essa garantia se configura em um avanço significativo à inclusão de discentes com diferentes deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ambiente escolar. No entanto, apenas a garantia expressa na lei de acesso à escola regular não resulta na inclusão desses sujeitos em sala de aula, é necessário que a permanência e a participação nas atividades escolares sejam oportunizadas. Para tanto, é necessário que mudanças sejam feitas no cotidiano escolar (sejam estruturais, atitudinais, pedagógicas, etc.). Tais mudanças, refletem em novos desafios e exigências à ação docente que deve entender as especificidades desses discentes, para assim refletir sobre a sua prática. Essa reflexão deve se embasar em pesquisas e referenciais teóricos que oportunizem aos professores e às professoras pensar e construir um fazer docente inclusivo. Nesta pesquisa analisamos trabalhos acadêmico-científicos e referenciais com o intuito de promover um aprofundamento teórico sobre os aspectos que devem ser levados em conta na promoção de práticas educativas inclusivas. Ao orientar as nossas análises para a inclusão de estudantes Surdos, trazemos os obstáculos e as possibilidades à inclusão de desses sujeitos em aulas de Física do Ensino Médio. A consolidação de uma escola inclusiva exige esforço coletivo, assim a troca de saberes entre os diversos agentes que atuam na escola deve ser buscado para que possamos compreender o que acontece no cotidiano escolar. Com o intuito de fomentar um ensino de Física inclusivo para estudantes Surdos e ouvintes interligado às vivências do cotidiano escolar, e as principais recomendações teóricas, buscamos o diálogo com docentes de Física e/ou Ciências e tradutores- intérpretes em Libras (TILS) com atuação em aulas de Física e/ou Ciências com estudantes Surdos para responder as seguintes perguntas: Quais são os principais obstáculos à inclusão de estudantes surdos nas aulas dessas disciplinas? Como professores e os TILS avaliam a infraestrutura das escolas e disponibilidade de recursos didáticos para a inclusão desses estudantes? Qual é a opinião desses profissionais sobre os recursos audiovisuais com legendas em Libras como potencializadores para a aprendizagem de estudantes Surdos e ouvintes? Esse processo nos permitiu constatar a validade do uso de imagens associadas a legendas textuais ou em Libras como recurso didático adequado ao processo de ensino-aprendizagem para estudantes Surdos e ouvintes. Como contribuição ao processo de inclusão no ensino de Física foram produzidos 3 vídeos sobre a propagação do calor em 3 formatos diferentes (imagem e áudio; imagem, áudio e legendas textuais; imagem, áudio e legendas tem Libras). Esses conjuntos de vídeos integram o produto educacional - Guia Pedagógico: um meio para a inclusão de estudantes Surdos no ensino da propagação do calor – cujos fundamentos pedagógicos estão pautados nos pressupostos educacionais de Paulo Freire.-
Descrição: dc.descriptionBrazilian legislation establishes the provision of vacancies for all students, without any form of discrimination, granting access to education. This guarantee represents a significant advancement in the inclusion of learners with different disabilities, global developmental disorders, and high abilities/giftedness in the school environment. However, merely the express guarantee in the law of access to regular school does not result in the inclusion of these individuals in the classroom; it is necessary that their presence and participation in school activities be facilitated. For this purpose, changes must be made in the school routine (whether they are structural, attitudinal, pedagogical, etc.). Such changes reflect new challenges and demands on the teaching profession, which must understand the specificities of these learners in order to reflect on their practice. This reflection should be grounded in research and theoretical references that enable teachers to think and construct inclusive teaching practices. In this research, we analyzed academic-scientific works and references with the aim of promoting theoretical depth on aspects that must be taken into account in the promotion of inclusive educational practices. By directing our analysis toward the inclusion of Deaf students, we present the obstacles and possibilities for the inclusion of these individuals in High School Physics classes. The establishment of an inclusive school requires collective effort, and thus, the exchange of knowledge among the various agents involved in the school should be sought in order for us to comprehend what occurs in the daily school routine. With the goal of fostering inclusive Physics education for both Deaf and hearing students, connected to everyday school experiences and key theoretical recommendations, we engaged in dialogue with Physics and/or Science teachers and Sign Language interpreters (TILS) who work in Physics and/or Science classes with Deaf students. We sought to address the following questions: What are the main obstacles to the inclusion of Deaf students in these subject classes? How do teachers and TILS assess the school's infrastructure and the availability of didactic resources for the inclusion of these students? What is the opinion of these professionals regarding audiovisual resources with subtitles in Sign Language as enhancers for the learning of Deaf and hearing students? This process enabled us to confirm the validity of using images associated with textual subtitles or in Sign Language as appropriate didactic resources for the teaching and learning process for Deaf and hearing students. As a contribution to the inclusion process in Physics education, three videos on the propagation of heat were produced in three different formats (image and audio; image, audio, and textual subtitles; image, audio, and Sign Language subtitles). These sets of videos are integrated into the educational product - "Pedagogical Guide: A means for the inclusion of Deaf students in teaching heat propagation" - whose pedagogical foundations are based on the educational assumptions of Paulo Freire.-
Descrição: dc.description108 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias assistivas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf students-
Palavras-chave: dc.subjectAssistive technologies-
Título: dc.titleSujeitos surdos e suas identidades: perspectivas inclusivas no ensino de física-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.