Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Everardo Paiva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Mariana Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Sá, Patrícia Teixeira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Lívia Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Stefenson, Eleonora Abad | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Cristiane Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Priscila Artte Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:30:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:30:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28098 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751664 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda o processo formativo de professores de História, no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense, no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014- 2018). O objeto de estudo, se constituiu a partir de três questões fundamentais: “Como a formação inicial de professores vem sendo pensada pelas políticas públicas do século XXI? De que maneira essas políticas podem ser desenvolvidas na prática? Que tipo de impactos uma experiência formativa, forjada no âmbito dessas políticas, pode produzir nos percursos formativos de professores e no currículo escolar?” Para responder essas perguntas, foram situadas políticas públicas, estudadas no contexto das tensões e disputas pelos modelos de professor a se formar, refletindo acerca do ofício docente e sua lugaridade – a escola. A partir da análise do arcabouço legal que possibilitou a criação do PIBID, foram convidados cinco professores de História que participaram da experiência formativa no Colégio Estadual Aurelino Leal, a apresentarem suas memórias sobre o vivido, através de narrativas de vida e formação, objetivando, assim, conhecer os sentidos construídos para a docência em História. Além disso, por meio das narrativas de diferentes sujeitos que participaram, direta ou indiretamente, da experiência formativa, foi apresentado o Acervo Pedagógico e Bibliográfico do projeto, fruto do processo de produção curricular, que possibilitou a construção de alternativas pedagógicas para o ensino de História. Por fim, os processos constituintes do ambiente formativo foram analisados e conceituados a partir da Comunidade de Aprendizagem Docente. Desta forma, são apontadas suas contribuições para a formação inicial de professores e para o ensino de História e enunciados os seus pressupostos políticos-teóricos-metodológicos, a saber: a relação universidade e escola, a sua dimensão coletiva, reflexão, dialogicidade, colaboração, acolhimento e humanização, para a afirmação do caráter político da função docente. | - |
Descrição: dc.description | The present study discuss the formative process of History teachers within the framework of the Teaching Initiation Scholarship Program (translation of “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência”, PIBID) of Fluminense Federal University, at Aurelino Leal State College (2014-2018). The object of study was constituted by three fundamental questions: “How has the initial teacher formation been thought by public policies, in the 21st century? How can these policies be developed in the practice? What kind of impacts can a formative experience, forged within the scope of these policies, produce in the development paths of teachers and in the school curriculum?” To answer these questions, we place the public policies, studied in the context of tensions and disputes, over the models of teachers to train, reflecting on the teaching profession and its place – the school. We started from the analysis of the legal framework that enabled the creation of PIBID and invited five History teachers, who participated in the experience, to present their memories of what they experienced through their life and to tell their formative narratives, aiming to know the meanings constructed for teaching History. In addition, we present, through the narratives of different subjects who participated, directly or indirectly, in the formative experience, the project's pedagogical collection and the result of the curricular production process that enabled the construction of pedagogical alternatives for teaching history. Ultimately, we analyzed the constituent processes of the formative environment, which we conceptualize as the Teaching Learning Community. Pointing out their possible contributions to the initial formation of teachers and to the teaching of History, we enunciate their political-theoretical-methodological assumptions, namely: the relationship between university and school, its collective dimension, reflection, dialogicity, collaboration, acceptance and humanization for the affirmation of the political character of teaching work. | - |
Descrição: dc.description | 173 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas de Vida e Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade de Aprendizagem Docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher Formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Life and Formation Narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum Croduction | - |
Palavras-chave: dc.subject | History Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher Learning Community | - |
Título: dc.title | A construção de uma comunidade de aprendizagem docente a partir da experiência formativa do PIBID de História da UFF no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: