Entre a "expectativa" e a "realidade": a religiosidade na formação do docente no ensino de sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, Andrea Lúcia da Silva de-
Autor(es): dc.contributorRocha, Érica Tavares da Silva-
Autor(es): dc.creatorSardinha, Tayná Cardoso Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751654-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca compreender como os docentes de Sociologia da educação básica e os discentes da licenciatura em Ciências Sociais compreendem a temática da religião. Desta forma, busca-se compreender como esta temática é abordada no ensino de Sociologia em sala de aula e na formação do discente na graduação. Através destes questionamentos buscamos entender a relação da religião e seus impactos na vida dos docentes e em sala de aula, considerando o momento de intolerância religiosa que a sociedade enfrenta. A pesquisa foi realizada com os docentes de Sociologia egressos da Universidade Federal Fluminense e com os prováveis formandos (2018-1) do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Como metodologia foi utilizado um roteiro de perguntas abertas visando compreender mais profundamente estes questionamentos sobre a temática-
Descrição: dc.descriptionThis work tries to understand how the teachers of Sociology of the basic education and the students of the degree in Social Sciences understand the theme of the religion. In this way, it is sought to understand how this theme is approached in the teaching of Sociology in the classroom and in the formation of the student in the graduation. Through these questions we seek to understand the relationship of religion and its impacts on the life of teachers and in the classroom, considering the moment of religious intolerance that society faces. The research was carried out with the sociology professors egressed from the Federal Fluminense University and with the probable graduates (2018-1) of the degree course in Social Sciences. As a methodology was used a script of open questions in order to understand more deeply these questions about the theme-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectReligião-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectIntolerância religiosa-
Palavras-chave: dc.subjectReligião-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectIntolerância-
Palavras-chave: dc.subjectReligion-
Palavras-chave: dc.subjectIntolerance-
Palavras-chave: dc.subjectSociology teaching-
Título: dc.titleEntre a "expectativa" e a "realidade": a religiosidade na formação do docente no ensino de sociologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.